23 C
Guanambi
19.4 C
Vitória da Conquista

Águas das chuvas em Minas começam a chegar na Bahia, em Malhada São Francisco passa de 4 metros

Mais Lidas

O rio São Francisco na Bahia começa a sentir os efeitos das fortes chuvas que caíram em Minas Gerais nos últimos dias. O nível atingiu a cota de 4,12 metros no fim da manhã desta terça-feira (28), no município de Malhada. (informação atualizada às 13h57)

Nas últimas 24 horas, o nível aumentou cerca de um metro e ainda têm muita água para chegar. A Defesa Civil do município está preocupada com o risco do nível subir rápido e já está colocando a população ribeirinha em alerta.

Segundo José Castor, Secretário Municipal de Agricultura e membro da Defesa Civil de Malhada, a população ribeirinha começa a ser afetada com as enchentes quando o nível do rio chega próximo a 8 metros. Ele conta que as chuvas da região central de Minas começam a afetar o nível do rio na Bahia após cerca de 14 dias. No entanto, o nível vai continuar subindo nos próximos dias.

Rio São Francisco em Malhada – Reprodução / WhatsApp

Em São Francisco, no Norte de Minas, a cerca de 270 Km de Malhada, o nível continua em trajetória de aumento, atingindo 795 cm na manhã desta terça-feira.

Fonte: ANA

Continua chovendo em boa parte do médio São Francisco e a previsão é de que as chuvas se estendam pelas próximas semanas, com nova Zona de Convergência se formando logo no início de fevereiro.

Além disso, o nível do rio das Velhas e de outros afluentes do Velho Chico continua subindo na região central de Minas. O Várzea da Palma, a vazão subiu mais de 10 vezes nos últimos sete dias, chegando a 2.560 m³/s na manhã desta terça-feira.

Toda essa água vai continuar descendo pela bacia do São Francisco sem retenções por barragens, pois a foz do rio das Velhas está bem abaixo da barragem de Três Marias, primeira barragem do Médio São Francisco, localizada na cidade de mesmo nome.

Atualizado às 13h57 para corrigir informações.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas