23.6 C
Guanambi
18.6 C
Vitória da Conquista

Sarampo: campanha de vacinação iniciou em Guanambi e Caetité

Mais Lidas

Iniciou nesta segunda feira (10), na Rede Municipal de Saúde de Guanambi, a Campanha de Vacinação Contra o Sarampo. Pessoas de 5 a 19 anos, não vacinadas ou com esquema incompleto, devem procurar as Unidades Básicas (UBS) para receber a dose, que é a forma de se prevenir.

De acordo com o Secretário de Saúde do Município, André Moitinho, “a meta é alcançar o maior número possível do público alvo, que nesta faixa etária, de 5 a 19 anos, tem um índice populacional estimado de 20.000 pessoas”.

Segundo a coordenadora de imunização de Guanambi, Andreíza Vigatto, além das doses já estocadas, o município recebeu na última sexta-feira 550 doses. Vigatto garantiu à reportagem da Agência Sertão que há vacina suficiente para o público alvo da campanha.

A população deve procurar a UBS levando a Caderneta (Cartão de Vacina) para ser avaliada a necessidade de tomar a vacina, bem como para se informar como proceder para atualização.

O “Dia D” da mobilização será dia 15 deste mês e a campanha prossegue até o dia 13 de março.

Campanha em Caetité

A Prefeitura de Caetité, através da Secretaria Municipal da Saúde, está promovendo a campanha de vacinação contra o sarampo. A mobilização começou também nesta segunda-feira (10) e vai até dia 13 de março nos postos de saúde da cidade.

A prefeitura de Caetité aplicará a vacina em três postos de atenção básica de saúde na sede. O Centro de Atenção Especializado (CAE III), a UBS Woquiton Fernandes Teixeira e a USF José Silveira Rocha (bairro Nossa Senhora da Paz) estarão atendendo nos dias de campanha e no ‘Dia D’.

Campanha nacional

O Ministério da Saúde lançou a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. A meta da pasta será vacinar 3 milhões de crianças e jovens de 5 a 19 anos.

Segundo o ministério, foram encaminhadas neste ano 3,9 milhões de doses da vacina tríplice viral aos estados. O número corresponde a um aumento de 9% no volume de doses que foram solicitadas, segundo a pasta.

De acordo com os números de registros da doença, em 2019 foram registrados 18,2 mil casos de sarampo em 526 municípios. Em São Paulo, foram registradas 14 mortes e uma em Pernambuco. O maior número de casos também foi registrado em São Paulo, 16 mil.

A campanha de vacinação faz parte de uma estratégia nacional para interromper a transmissão do sarampo e eliminar a circulação do vírus.

As duas primeiras etapas ocorreram no ano passado. Em 2020, estão previstas mais duas. A primeira, entre junho e agosto para o público de 20 a 29 anos de idade, e outra, também em agosto, para a população de 30 a 59 anos de idade.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas