25.8 C
Guanambi
20.8 C
Vitória da Conquista

Guanambi: comunidade Morro de Dentro recebe certificação Remanescente de Quilombo

A comunidade de Morro de Dentro receberá certificação de comunidade quilombola na próxima sexta-feira (14).

Mais Lidas

Após vários anos de luta pelo reconhecimento, a comunidade de Morro de Dentro, zona rural de Guanambi, será inserida na relação de comunidades quilombolas do Brasil. A solenidade de certificação acontecerá nesta sexta-feira (14), às 19h, na localidade.

Com o reconhecimento, a comunidade passa a ter direito às políticas públicas específicas dos quilombolas. Em Guanambi, além de Morro de Dentro, Queimadas possui a certificação. O reconhecimento à comunidade de Queimadas aconteceu em 2015. Com 118 famílias, a localidade foi a primeira em Guanambi a ser reconhecida.

Morro de Dentro e Queimadas agora seguem lutando para terem as suas terras demarcadas, um processo lento que se arrasta até os dias de hoje em várias regiões do Brasil.

A maioria das comunidades reconhecidas quilombolas do país estão localizadas na região Nordeste. Dados de 2017 da Fundação Palmares mostram que na Bahia existem 610 quilombos. O município vizinho de Guanambi, Palmas de Monte Alto, possui 16 comunidades reconhecidas.

A comunidade de Morro de Dentro comemora mais uma conquista importante e ao mesmo tempo convida à todos para a Solenidade de Certificação.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas