33.4 C
Guanambi
25.7 C
Vitória da Conquista

“A expectativa é de termos voos regulares em breve”, diz administradora do aeroporto de Guanambi

Mais Lidas

A Infracea, administradora do Aeroporto Isaac Moura Rocha, em Guanambi, disse que em breve haverá voos regulares como pouso e decolagem na cidade. A informação foi publicada no site da empresa neste quarta-feira (26).

Segundo a publicação, a diretoria da empresa está em conversas com empresas aéreas, como Azul Linhas Aéreas, Passaredo e Abaeté Linhas Aéreas. A intenção é convencer as companhias a ofertar voos regulares, uma vez que, após longa espera, o aeroporto está certificado pala Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e pronto para receber seus voos.

“Dentre as companhias aéreas interessadas, temos a Azul Linhas Aéreas, empresa que atualmente tem grande relevância na aviação regional e doméstica no País”, diz a publicação.

No início do mês, Ronaldo Veras, Assessor Especial da Presidência da Azul, disse que a empresa continua interessada na operação, no entanto, ainda não há previsão de início dos voos regulares.

A empresa afirma que continua atuando para terminar as ações do Plano de Ações Corretivas definido pela Anac, e reafirma que as pendencias não são impeditivas para a implementação dos voos comerciais. A empresa afirma ainda que está preparada para o início da operação.

Contratada pela Prefeitura de Guanambi desde agosto do ano passado, a Infracea participou da atuação junto a Órgãos Federais, Prefeitura e Governo do Estado, visando a adequação do aeroporto para o recebimento da certificação operacional, a fim de possibilitar ao aeroporto receber voos regulares regionais.

A empresa afirma ainda ter realizado auditoria nas condições operacionais e estruturais do Aeroporto, chegando a um relatório completo que apresentou a real situação do local, adequando tudo às normas vigentes, como os Regulamentos Brasileiros da Aviação Civil, as chamadas RBAC 107, 139, 153, 154, 169.

A partir deste relatório, foram designadas equipes especializadas em Operações Aeroportuárias, Segurança Operacional, Segurança da Aviação Civil contra Atos de Interferência Ilícita, Engenharia e Manutenção Aeroportuária. Todas essas ações foram fundamentais para deixar o Aeroporto Isaac Moura Rocha em condições de receber a certificação.

A infacea informa também que os principais pontos de ajustes iniciais foram a capacitação e contratação de equipe própria, criação de procedimentos operacionais que garantem a segurança operacional das aeronaves, passageiros e funcionários.

Além disso, foram implantados controle de acesso, gestão junto aos hangares para se adequarem à legislação, ajustes em publicações aeronáuticas, entre outros.

Faixada Aeroporto de Guanambi BA - INFRACEA

“Com a Certificação Provisória Operacional aprovada pela ANAC, podemos ter voos regulares, portanto, oferecer à toda população do Município de Guanambi e região, uma opção de transporte mais rápido para outros municípios. Ressalta-se que, o município mais próximo que possui aeroporto certificado é Vitória da Conquista, a 280 km de distância. Agora a população poderá sair de Guanambi para qualquer lugar do Brasil e do Mundo”, afirma a Infracea.

Além do Aeroporto de Guanambi, a Infracea atua na administração e na certificação dos aeroportos de Mossoró (RN), Lages (SC) e Paracatu (MG). A empresa foi responsável pelos processos de certificação dos aeroporto Internacional de Brasília (DF), Aeroporto Internacional de Natal (RN), Aeroporto Internacional de Salvador (BA), Aeroporto Internacional de Fortaleza (CE), Aeroporto Internacional de Porto Alegre (RS).

A Infraceia possui equipes de Inspeção de Segurança, os chamados APAC (Agentes de Proteção da Aviação Civil) espalhados por todo o Brasil, além de uma equipe de Fiscais de Pátio e uma Equipe de Engenharia e Manutenção responsáveis por projetos aeroportuários e manutenção de equipamentos, como por exemplo, auxílios visuais luminosos e demais itens essenciais para o Aeroporto. Promove ainda cursos e treinamentos em todo o Brasil.

Notícias Relacionadas

2 COMENTÁRIOS

  1. Boa notícia!!! Mas, aeroporto regional opera voos por instrumento GPS. Só aeródromos sem voos regulares operam voos visuais. É necessário e urgente atualizar o status e investimentos de Guanambi para aeroporto operando por instrumento, desse modo, garantir a regularidade e pontualidade de futuras linhas aéreas. Saudações e bons voos,

  2. Boa notícia!!! Mas, aeroporto regional opera voos por instrumento GPS. Só aeródromos sem voos regulares operam voos visuais. É necessário e urgente atualizar o status e investimentos de Guanambi para aeroporto operando por instrumento, desse modo, garantir a regularidade e pontualidade de futuras linhas aéreas. Saudações e bons voos,

Deixe uma resposta

Últimas