23.2 C
Guanambi
20.1 C
Vitória da Conquista

Nível do rio São Francisco volta a subir no Norte de Minas

Mais Lidas

O nível do rio São Francisco voltou a subir no Norte de Minas Gerais. O maior volume de água se da pelas recentes chuvas na bacia e principalmente pela abertura parcial das comportas da hidroelétrica de Três Marias na última semana.

Na manhã desta terça-feira (3), a vazão do rio chegou a 4.700 m³/s no município de São Francisco. Já o nível voltou a alcançar os 7 metros. Se as previsões de chuva se concretizarem, o rio deve superar o patamar alcançado no final de janeiro, quando a vazão chegou a 6.000 m³/s e o nível a 7,56 cm.

Na ocasião, todo o volume foi proveniente apenas das chuvas que caíram na região central de Minas, ficando quase todo o volume da cabeceira armazenado no lago de Três Marias. Mesmo com vertimento parcial, o volume do lago continua subindo, chegando a 91,2% nesta segunda-feira (2). Este é o maior volume desde de 2012, quando o vertimento foi realizado pela última vez.

Veja também: consórcio inicia preparação para construção de nova ponte sobre o São Francisco

A previsão é de que a afluência no lago precise ser aumentada nos próximos, já que a meteorologia aponta para mais chuvas na bacia. Nos próximos dias, novas comportas precisarão ser abertas para evitar que o reservatório alcance 100% de sua capacidade e seja necessário o vertimento de toda a água que chegar.

Nesta segunda-feira (2), a afluência mais que dobrou. Os rios que leva a água até o reservatório subiram bastante, passando para 5.002 m³/s, ante 1981 m³/s no domingo (1º). A defluência, volume de água que sai da barragem é de 1176 m³/s.

Todos os dados são do sistema Hidroweb e do Sistema de Acompanhamento de Reservatórios, da Agência Nacional de Águas (ANA).

Carinhanha e Malhada

O nível do rio São Francisco deve voltar a subir também na Bahia. Em Carinhanha e Malhada, primeiras cidades baianas baiadas pelo Velho Chico, o nível registrado nesta terça-feira foi de 4,00 m. No final do mês de janeiro o nível chegou a 6,02 metros.

Sobradinho

O reservatório de Sobradinho está próximo de atingir o patamar de 50% de seu volume útil. Conforme registrado nesta segunda-feira (3), o volume do lago é de 49,81%.

Itaparica, no baixo São Francisco, tem 42,63% de volume útil armazenado.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas