26.4 C
Guanambi
19.7 C
Vitória da Conquista

Governo do estado reconhece situação de emergência em Vitória da Conquista

Mais Lidas

O governo do estado da Bahia homologou o Decreto Municipal de “Situação de Emergência” em Vitória da Conquista. O deferimento foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (4).

A homologação considerou as informações prestadas pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil (SUDEC), em relação aos danos decorrentes da estiagem que afetou as atividades econômicas e atingiu a população do Município.

Além disso, a autorização avaliou que compete ao Estado preservar o bemestar da população e, nesse sentido, adotar as medidas que se fizerem necessárias.

O Decreto Municipal nº 20.127, de 13 de fevereiro de 2020, do Prefeito Municipal de Vitória da Conquista, vigorará pelo prazo de 180 dias, compreendendo as áreas comprovadamente afetadas do referido Município.

A homologação do governo do estado entrou em vigor nesta quarta, e retroagirá seus efeitos a 13 de fevereiro de 2020.

Os institutos de meteorologia apontam probabilidade de chuva em Vitória da Conquista a partir desta quinta-feira (5). As previsões indicam mais de 100 mm de precipitação durante esta semana. As probabilidades continuam até a próxima quinta-feira (12).

O pluviômetro do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), apontou um acumulado mensal de 165 mm de precipitação nos dois primeiros meses de 2020, no respectivo município. Deste total, 140 mm foram acumulados em janeiro, 25 mm em fevereiro e o mês de março ainda não registrou nenhum acumulado.

O município de Guanambi passou por situação semelhante no final de 2019. Em setembro, a prefeitura decretou situação de emergência devido a estiagem, no entanto, o decreto só foi homologado pelo governo do estado em novembro do referido ano.

Os primeiros meses de 2020 vem sendo bastante chuvosos em Guanambi. No acumulado dos três primeiros meses, o pluviômetro do Inmet registrou cerca de 300 mm de precipitação, sendo 240 mm só no mês de janeiro.

Já o pluviômetro da Agência sertão apontou até o final do mês de fevereiro um acumulado de 500 mm, sendo 338 mm só no mês de janeiro. O pluviômetro do Inmet, fica localizado próximo ao aeroporto de Guanambi e o da Agência Sertão no Centro da cidade.

Além disso, em Guanambi e Região, a chuva nos próximos 10 dias deve variar entre 50 e 120 mm segundo a previsão de modelos distintos. As previsões mais otimistas apontam para acumulado acima de 160 mm no período.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas