31.8 C
Guanambi
24.1 C
Vitória da Conquista

Meteorologia prevê muita chuva em toda bacia do rio São Francisco

Mais Lidas

Os modelos meteorológicos estão prevendo altos volumes de chuva em todas as regiões da Bacia do rio São Francisco para os próximos 10 dias. Caso estas previsões se confirmem, o nível do rio deve subir a um patamar superior ao registado no fim do mês de janeiro.

As chuvas devem cair desde as áreas de cabeceira, na região central e Minas Gerais, até a próximo à foz, no Estado de Alagoas. Os acumulado previstos em algumas áreas chega próximo a 200 mm.

Choveu bastante nas áreas de cabeceira do Velho Chico no últimos dias, aumentando significativamente a vazão. O mesmo ocorreu a jusante da Usina Hidroelétrica de Três Marias, como em Pirapora, São Romão e São Francisco. O acumulado nessas áreas é de cerca de 100 mm em média nos últimos sete dias.

Para as cidades do Alto São Francisco, os acumulados previstos para os próximos dez dias variam de 70 a 100 mm. No médio São Francisco deve chover de 150 mm a 200 mm, como é o caso de Januária, no Norte do Estado, onde são esperados de 140 a 195 mm no período.

Também há previsão de chuva significativa em toda a bacia nos estados da Bahia e Pernambuco. Em Alagoas a previsão é menos otimista.

O nível do rio São Francisco subiu consideravelmente nos últimos dias nas cidades do Norte de Minas. Em São Romão e São Francisco, locais monitorados pela Agência Nacional de Águas (ANA), o nível do rio está na faixa de sete metros, próximo ao patamar alcançado no final de janeiro.

Além disso, o reservatório de Três Marias está próximo de sua capacidade máxima, atingindo 91,82% de volume útil no início da semana. Desde a semana passada, o vertimento da barragem foi iniciado, e pode ser necessário abrir mais comportas caso as previsões se confirmem. Desde 2012 que este procedimento não era adotado.

Já o reservatório de Sobradinho atingiu 50% de volume útil nesta terça-feira (3), maior volume desde 2014.

 

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas