Modelo GFS - windy.com

Os modelos meteorológicos estão prevendo altos volumes de chuva em todas as regiões da Bacia do rio São Francisco para os próximos 10 dias. Caso estas previsões se confirmem, o nível do rio deve subir a um patamar superior ao registado no fim do mês de janeiro.

As chuvas devem cair desde as áreas de cabeceira, na região central e Minas Gerais, até a próximo à foz, no Estado de Alagoas. Os acumulado previstos em algumas áreas chega próximo a 200 mm.

Choveu bastante nas áreas de cabeceira do Velho Chico no últimos dias, aumentando significativamente a vazão. O mesmo ocorreu a jusante da Usina Hidroelétrica de Três Marias, como em Pirapora, São Romão e São Francisco. O acumulado nessas áreas é de cerca de 100 mm em média nos últimos sete dias.

Para as cidades do Alto São Francisco, os acumulados previstos para os próximos dez dias variam de 70 a 100 mm. No médio São Francisco deve chover de 150 mm a 200 mm, como é o caso de Januária, no Norte do Estado, onde são esperados de 140 a 195 mm no período.

Também há previsão de chuva significativa em toda a bacia nos estados da Bahia e Pernambuco. Em Alagoas a previsão é menos otimista.

O nível do rio São Francisco subiu consideravelmente nos últimos dias nas cidades do Norte de Minas. Em São Romão e São Francisco, locais monitorados pela Agência Nacional de Águas (ANA), o nível do rio está na faixa de sete metros, próximo ao patamar alcançado no final de janeiro.

Além disso, o reservatório de Três Marias está próximo de sua capacidade máxima, atingindo 91,82% de volume útil no início da semana. Desde a semana passada, o vertimento da barragem foi iniciado, e pode ser necessário abrir mais comportas caso as previsões se confirmem. Desde 2012 que este procedimento não era adotado.

Já o reservatório de Sobradinho atingiu 50% de volume útil nesta terça-feira (3), maior volume desde 2014.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui