34.1 C
Guanambi
25.6 C
Vitória da Conquista

Processo Seletivo do IBGE seleciona para mais de 180 mil vagas de recenseador

Mais Lidas

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) tornou pública a realização de processo seletivo simplificado para a contratação temporária de pessoal para o preenchimento de 180.557 vagas para a função de Recenseador. As oportunidades são  para a realização do Censo Demográfico 2020.

As inscrições foram abertas nesta quinta-feira (5) e deverão ser realizada no site da Cebraspe, organizadora do certame, até o dia 24 de março. A taxa de inscrição é de R$ R$ 23,61. Quem desejar poderá pedir isenção da taxa.

A seleção para a função compreenderá a realização de prova objetiva, de responsabilidade do Cebraspe, e de treinamento, de responsabilidade do IBGE, ambos de caráter eliminatório e classificatório.

As provas serão realizadas em todos os municípios onde houver vagas. O edital com a relação de todos os locais de provas será divulgado no dia 18 de maio. Na Bahia, estão sendo ofertadas 12.402 vagas.

Os candidatos a Recenseador farão prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, com 10 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de Matemática, 5 questões sobre Ética no Serviço Público e 25 questões de Conhecimentos Técnicos.

Para esta função, a remuneração será por produção, de acordo com o número de domicílios visitados e questionários respondidos. Os profissionais contratados temporariamente também terão direito a férias e 13º salários proporcionais.

O recenseador não tem horário fixo. A recomendação, no entanto, é que o concursado dedique ao menos 25 horas por semana, inclusive nos feriados e finais de semana.

O IBGE disponibilizará em seu site um simulador onde os candidatos podem verificar a remuneração a ser obtida, com base nos valores pagos por setor censitário nas diferentes localidades do país.

A previsão de duração do contrato é de até 3 meses, podendo ser prorrogado mediante necessidades de conclusão das atividades do Censo e de disponibilidade orçamentária.

Confira o Edital

O IBGE abriu, também nesta quinta-feira (5) processo seletivo para contratação de Agente Censitário Municipal (ACM) e Agente Censitário Supervisor (ACS), com 28 mil vagas, sendo 10 para Guanambi – uma para ACM e nove para ACS.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas