27.5 C
Guanambi
18.9 C
Vitória da Conquista

Tempo chuvoso deve durar pelo menos até quarta-feira em Guanambi e região

Mais Lidas

As previsões meteorológicas apontam que deve continuar chovendo pelo menos até a próxima quarta-feira (11) em Guanambi e municípios da região. Alguns institutos apontam que o acumulado previsto pode passar de 100 mm.

A Zona de Convergência do Atlântico Sul continua levando chuvas para várias partes do país. Tem chovido na região desde o início da semana. A precipitação acumulada registrada pelo Pluviômetro da Agência Sertão no Centro de Guanambi é de 78 mm até o início da noite deste sábado (7), que começou chuvosa. O acumulado registrado de outubro até agora é de 579 mm.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu novos alertas de perigo, com possibilidade de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Alertas do Inmet deverão ser renovados pelo menos até segunda-feira

O tempo tem variado durante o dia, com momentos de tempo nublado e pancadas de chuva, principalmente de madrugada. Durante o dia o sol até aparece por algumas horas, mas passa a maior parte do tempo encoberto. A temperatura tem variado de 23ºC a 30ºC nos últimos dias.

Segundo dados de satélites, as regiões do interior dos municípios de Pindaí, Sebastião Laranjeiras, Urandi, Candiba, Palmas de Monte Alto e Iuiú estão recebendo os maiores volumes. Pelas imagens é possível observar que as maiores chuvas estão caindo principalmente em locais de maior altitude.

No Norte de Minas e no Vale São-franciscano da Bahia, o alerta é para a cheia do rio São Francisco. Segundo previsão do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), o rio deve atingir seu maior nível em Malhada e Carinhanha até quarta-feira (11). No momento, não há risco eminente de inundações nas cidades das margens do Velho Chico, ficando a preocupação voltada para apenas para as comunidades das ilhas e próximas às várzeas.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas