Anúncio
Policial

Meteorologia continua apontando chuva a partir deste fim de semana em Guanambi e Região

Publicado por
Tiago Marques
Compartilhado
Anúncio

As previsões dos modelos meteorológicos continuam apontando para a possibilidade de voltar a chover em quase todo o país nos próximos dez dias. A exceção fica apenas para o Rio Grande do Sul e parte do Estado de Santa Catarina, onde a chuva só deve chegar no início de abril.

Em Guanambi (BA), a previsão é de que o tempo mude a partir desta sexta-feira (20), com intensificação das chuvas por volta da próxima terça-feira (24). O mesmo vale para os municípios da Região. Segundo a meteorologia, a chuva deve ocorrer em forma de pancadas e temporais, podendo o acumulado variar de 40 a 100 mm no período.

Anúncio
Previsão até 28 de março – windy.com

Neste período, as temperaturas deverão ficar mais amenas na cidade, não devendo passar dos 30ºC, uma alento em tempos de distanciamento social para conter a disseminação novo Coronavírus. Por outro lado, as previsões apontam para queda da umidade do ar e da temperatura no final de abril, o que pode favorecer o surgimento de problemas respiratórios nas pessoas.

As previsões apontam que deve chover em todas as regiões da Bahia, sendo que os maiores volumes estão previstos para o Oeste-Baiano e parte norte do Vale São-franciscano. Em Barreiras, o acumulado no período pode passar dos 150 mm, volume semelhante ao previsto para toda a Matopiba e Vale do São Francisco pernambucano.

As chuvas mais expressivas estão previstas para as regiões Centro-Oeste e Norte. No entanto, deve chover significativamente em toda a região Nordeste, além de boa parte da região Sudeste.

Em Minas Gerais, os maiores volumes são esperados áreas das regiões Noroeste e Zona da Mata do Estado.

Os modelos meteorológicos apontam que ainda deve voltar a chover na primeira quinzena de abril nas regiões cujo período chuvoso se aproxima do fim.

Chuvas em Guanambi

Anúncio

De outubro até agora, o acumulado do período chuvoso na cidade chega a 650 mm. Em algumas regiões, o acumulado da temporada chega próximo a 1000 mm, como é o caso de algumas comunidades da zona rural do município de Pindaí. Em localidades da região do distrito de Morrinhos (Guanambi), moradores relatam acumulados acima de 850 mm.

A barragem de Ceraíma armazena atualmente cerca de 89% de sua capacidade, enquanto a barragem do Poço do Magro armazena 47%.

Rio São Francisco

O rio São Francisco recebeu duas cheias em 2020. A primeira foi no fim de janeiro, após chuvas históricas na região Centra de Minas. Já a segunda cheia ocorreu no início de março, com a abertura das comportas da Usina Hidroelétrica de Três Marias por 16 dias.

O volume do reservatório da usina chegou a 97,66% nesta quarta-feira (18). Já o reservatório da Hidroelétrica de Sobradinho chegou a 60,99% de sua capacidade. O volume deve aumentar mais nos próximos dias, pois as águas vertidas de Três Marias ainda atravessam a Bahia.

Desde 2012, o rio São Francisco não recebia tanta água.

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 19 de março de 2020 12:30

Tiago Marques

Anúncio
Publicado por
Tiago Marques

Notícias recentes

São Pedro de Iuiu 2024 divulgou primeiras atrações

Nesta sexta-feira, 26 de abril, foram divulgadas as primeiras atrações do São Pedro de Iuiu…

27 de abril de 2024

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024

Prefeitura de Caetité divulgou atrações principais da Festa de Sant’Anna 2024

Nesta semana, foram divulgadas as atrações principais das Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. O…

26 de abril de 2024

Acelen abriu oportunidades de emprego na Bahia e São Paulo

A empresa do setor energético Acelen, com mais de 1.200 colaboradores distribuídos entre o estado…

26 de abril de 2024

Magazine Luiza abriu novas vagas de emprego em Feira de Santana, Guanambi, Salvador e outras cidades da Bahia

Novas vagas de emprego foram abertas pelo Magazine Luiza, rede varejista presente em todas as…

26 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio