Agência Sertão

A diretora do Hospital Geral de Guanambi (HGG), Paula Melo, confirmou no início da tarde deste domingo (19) que o homem de 51 anos, internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), testou negativo para o novo Coronavírus. A diretora disse que o paciente segue internado com quadro estável, mas delicado e que será examinada a possibilidade dele ter sido infectado por outros vírus.

O homem internado desde sexta-feira (17) teve o material coletado e enviado para análise no Lacen, em Salvador. Ele apresentou quadro de insuficiência respiratória alguns dias após retornar de São Paulo, onde viajava a trabalho.

Neste sábado (18), a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) incluiu Guanambi na lista dos municípios com casos confirmados de Covid-19, no entanto, a paciente que testou positivo é natural da cidade mas mora em Salvador, onde atua como médica no Hospital das Clínicas, mesmo local onde permanece internada tratando a doença.

Segundo Manoel paulo, secretário municipal de Saúde, houve um erro no preenchimento da ficha da paciente, sendo trocado o município de residência, Salvador, pelo município de nascimento, Guanambi.

A Prefeitura de Guanambi, o Lacen/BA, o Núcleo Regional de Saúde e o Hospital Geral de Guanambi emitiram nota conjunta esclarecendo a confusão. Espera-se que o novo boletim, a ser emitido no final da tarde deste domingo, venha com a informação corrigida.

Em Guanambi não há casos confirmados de Covid-19. São 3 casos suspeitos aguardando análise de exames, outros 75 foram descartados. Segundo o último boletim da Secretaria municipal de Saúde, 284 pessoas com sintomas gripais estão sendo monitoradas.

A Bahia registra 1.230 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19). Deste total, 44 óbitos foram registrados nos municípios de Salvador (21), Lauro de Freitas (5) sendo que um dos óbitos é residente no Rio de Janeiro, Gongogi (2), Itapetinga (1), Utinga (1), Adustina (1), Araci (1), Itagibá (1), Uruçuca (2), Ilhéus (2), Itabuna (1), Belmonte (1), Vitória da Conquista (1), Feira de Santana (1), Ipiaú (1), Itapé (1) e Juazeiro (1). Estes números contabilizam todos os registros de janeiro até as 12 horas deste domingo (19).

Dos casos confirmados, 157 são profissionais de saúde. Ao todo, 315 pessoas estão recuperadas e 138 encontram-se internadas, sendo 50 em UTI. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.

Perfil dos óbitos:

42° óbito – Homem, 37 anos, residente em Itabuna, com histórico de doenças cardiovasculares e renal. Falecimento em 16 de abril. Estava internado em um hospital filantrópico no município de Itabuna.
43° óbito – Homem, 27 anos, residente em Salvador, com histórico de esclerose tuberosa. Falecimento em 16 de abril. Não estava internado.
44° óbito – Homem, 26 anos, residente em Ipiaú, com histórico de obesidade e diabetes. Falecimento em 18 de abril. Estava internado em um hospital público no município de Salvador.

Um novo boletim com a descrição detalhada do local de ocorrência dos casos será publicado a partir das 17h de hoje.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui