Rompimento de lagoa de dejetos de suinocultura polui afluente do rio Doce e mata peixes em Minas

Publicado por
Compartilhado

Moradores do município de Rio Casca, na Zona da Mata de Minas Gerais, estão preocupados com a contaminação das águas do rio que da nome da cidade. O desastre ambiental começou a ser percebido na madrugada da última sexta-feira (1º), quando peixes e até capivaras apareceram mortos às margens do curso d´água.

Segundo informações da Polícia Militar de Meio Ambiente, a provável causa da contaminação foi o rompimento de uma barragem de rejeitos de suinocultura no município de Urucânia. Nesta segunda-feira (4), os órgãos ambientais do Estado devem divulgar um relatório com as reais causas da contaminação do rio Casca.

Reprodução / Redes Sociais

O Núcleo de Emergência Ambiental (NEA), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, e a Perícia Técnica farão alguns procedimentos para que a Polícia Militar possa concluir a fiscalização. O Ministério Público do Estado também será acionado para compor as investigações.

Ainda segundo a Polícia de Meio Ambiente, a lagoa que se rompeu recebe os dejetos sem tratamento da granjas onde são criados os suínos. O dejetos se espalharam por uma área de vegetação nativa e pastagens e por quintais de pelo menos cinco famílias até atingir um córrego e chegar ao rio. O volume estimado da lagoa é de 12 mil m³ de dejetos.

Os policiais fizeram um rastreamento da área e encontraram a propriedade onde aconteceu o rompimento. Uma notificação foi lavrada a fim de que o proprietário da suinocultura apresente o licenciamento do empreendimento, inclusive o projeto técnico da lagoa de dejetos onde houve o rompimento.

Na fiscalização, foi constatado que o solo cedeu em uma das laterais e no fundo da lagoa, vindo a romper a lona impermeabilizadora da lagoa, e por consequência abriu uma cratera no talude, com dimensões aproximadas de 4 metros de largura por 5 metros de comprimento por 5 metros de profundidade, em formato oval, por onde os dejetos escoaram.

A estimativa da polícia é de que a contaminação tenha causado a morte de mais de uma tonelada de peixes das espécies pacu, carpa, lambari, cascudo, caranha piau, tilápia e dourado, além dos outros animais. Pescadores e população ribeirinha estão preocupados com os impactos da poluição.

“Não é de hoje que esse rio é maltratado, principalmente pelos produtores de porco. E, dessa vez, parece que eles erraram a mão feio. O que mais me preocupa agora é o consumo da água pelo povo de Rio Casca, para beber, para tudo. Esse rio abastece a cidade toda”,  disse um morador.

A Copasa, responsável pelo abastecimento de água na cidade, disse que monitora a situação da qualidade da água e que não foi necessário suspender a captação no rio. “O abastecimento de água para consumo da população não foi comprometido, sendo seguro o consumo da mesma”, diz a Copasa e a Agência Nacional das Águas (ANA)”.

o rio Casca é um dos principais afluentes do rio Doce. O local do rompimento fica a aproximadamente 50 Km da sua foz, na divisa com o município de São Pedro dos Ferros. Em 2018, o rio foi contaminado por toneladas de minério de ferro que vazou do rompimento de um mineroduto da empresa Anglo American Minério de Ferro S.A que corta a região. Em 2017, após chuvas intensas, o rio transbordou e causou inundações na cidade e em distritos.

 

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 4 de maio de 2020 05:10

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por

Notícias recentes

Apostadores da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Sergipe e São Paulo divem R$ 4,7 milhões da Lotofácil

Sete apostas acertaram as 15 dezenas do concurso 3090 da Lotofácil, sorteado na noite deste…

28 de abril de 2024

Azul vai receber 13 novos jatos Embraer 195-E2, maior avião comercial fabricado no Brasil

Em um movimento estratégico para consolidar sua liderança em voos e destinos no Brasil, a…

28 de abril de 2024

Inscrições no processo seletivo da Prefeitura de Salvador para PGMS encerram nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no processo seletivo simplificado aberto pela Prefeitura de Salvador,…

27 de abril de 2024

Santa Casa da Bahia abriu vagas de emprego e para programa Jovem Aprendiz

A Santa Casa da Bahia, instituição filantrópica responsável por manter e administrar unidades de saúde…

27 de abril de 2024

Assaí abriu novas vagas de emprego em Barreiras, Juazeiro, Lauro de Freitas, Salvador e outras cidades

O Assaí, uma das maiores redes de supermercados atacadistas do Brasil, está com muitas vagas…

27 de abril de 2024

Prefeituras e Câmaras na Bahia ofertam mais de 350 vagas em concursos públicos

Quem está a procura da estabilidade de um emprego público tem várias opções em prefeituras…

27 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio