28.3 C
Guanambi
21.1 C
Vitória da Conquista

Meteorologia prevê possibilidade de garoa e queda nas temperaturas em Guanambi

Mais Lidas

Os modelos meteorológicos apontam para mais uma queda nas temperaturas em Guanambi e Região a partir desta sexta-feira (8), quando podem ocorrer garoas ou pancadas de chuva de baixa intensidade e ventos de maior intensidade.

Até o decorrer da próxima semana, as temperaturas mínimas podem chegar aos 17ºC e as máximas não devem se afastar da casa dos 28°C. Faltando um mês e meio para o início do inverno, a tendência é de não haja picos de calor até a mudança da estação. As temperaturas podem subir um pouco no início de junho, mas voltam a cair com o avanço do mês.

A mudança no tempo se deve a partir de um pulso polar (sistema de alta pressão) que avança da Argentina para o sul do Brasil alcançará o sudeste do país no decorrer da semana, devendo influenciar no tempo da região de Guanambi entre sexta e sábado.

Este sistema de alta pressão de origem polar, atuando em conjunto com um sistema de baixa pressão no oceano na altura da costa do sudeste irá deslocar a umidade presente na região Sudeste em direção ao Norte de Minas, chegando até as regiões limítrofes da Bahia  e depois alcançando todo extremo sul baiano.

Esse deslocamento de umidade vai provocar precipitação em forma de garoa ou chuvas de baixa intensidade. Ao ponto que este sistema polar se desloca em direção ao oceano atlântico a tendência é que organize a intensidade dos ventos alísios de sudeste mantendo a segunda quinzena do mês de maio com temperaturas amenas em toda a Bahia.

Na região Sul do País, chove e faz bastante frio, com temperaturas chegando a 0ºC na Serra Gaúcha. Já na Serra de Santa Catarina, as mínimas ficam negativas, e há potencial para formação de geada fraca a moderada.

As temperaturas também devem cair em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Espírito Santo.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas