As agências bancárias e lotéricas irão funcionar normalmente nesta segunda (25) e terça-feira (26) em Guanambi, mesmo com a antecipação dos feriados de São João e Dois de Julho em todo o Estado.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que as instituições financeiras vão manter as agências abertas para dar continuidade do atendimento, visando a assegurar a prestação dos serviços bancários essenciais à população, inclusive, o pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial de R$ 600,00, que começou a ser paga na última segunda-feira (18).
A Agência Sertão conseguiu contato com representantes da Caixa Econômica Federal, que confirmaram o funcionamento das agências de 8h às 14h. As lotéricas também funcionam no horário normal, das 8h às 18h.
As Agências do Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Bradesco e Itaú também devem seguir a orientação da Febraban, embora não tenham emitido comunicados.
Representantes dos bancos e Sindicados dos Bancários da Bahia ainda não havia chegado a um acordo sobre o contingente de funcionários e o pagamento de horas extras devido às datas serem consideradas feriados estaduais.
A Febraban reforçou o pedido para que as pessoas utilizem os canais digitais e evitem ao máximo irem até a rede bancária uma vez que o atendimento está sendo feito de forma contingencia.
A Rede Sac estará com atendimento suspenso em toda o Estado.
Veja o calendário de pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial
São 3 calendários:
- um para recebimento em poupança social
- um para saque em espécie para beneficiários do Bolsa Família
- um para saque em espécie para poupança social e transferência de recursos
Segundo portaria sobre o calendário, assinada pelo ministro Onyx Lorenzoni, quem recebeu a 1ª parcela até 30 de abril receberá o crédito da segunda parcela em poupança social digital a partir de quarta-feira (20), de acordo com a data de nascimento.
Inicialmente, os recursos estarão disponíveis apenas em na poupança social digital para movimentações digitais: pagamento de contas, de boletos e realização de compras por meio de cartão de débito virtual. Os saques em espécie para esse público poderão ser feitos só a partir de 30 de maio, também de acordo com a data de nascimento.
Para quem recebe o Bolsa Família, o calendário é diferente. Os beneficiários vão receber nas mesmas datas e da mesma forma em que recebem esse benefício, nos últimos 10 dias de maio. Já os saques em espécie começam na segunda-feira (18) para beneficiários com Número de Identificação Social (NIS) 1.
Veja os Calendários da segunda parcela do auxílio emergencial
1. Calendário para depósito em poupança social
2. Calendário para pagamento aos beneficiários do Bolsa Família
3. Calendário para saque e transferência da poupança social