Jaboticatubas (MG) e Urandi (BA) vivem situações semelhantes, com coronavírus relacionado a obra de linha de transmissão

Publicado por
Compartilhado

O município mineiro de Jaboticatubas, localizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte, vive uma situação muito parecida com a ocorrida no município baiano de Urandi, localizado justamente na divisa entre os dois estados, distantes 750 quilômetros uma da outra.

A cidade de 20.143 habitantes possui 75 casos confirmados da doença, de acordo com o último boletim epidemiológico, divulgado neste domingo (24). Já a cidade baiana de 16.658 habitantes tinha 45 infectados na mesma data.

Anúncio

Entre os dois municípios, muitas diferença sociais e econômicas, mas em comum, a taxa de incidência do Coronavírus e a circulação de trabalhadores de diferentes regiões por conta de obras de construção de linhas de transmissão de energia.

Em entrevista ao Estado de Minas, o secretário de governo Rafael Lucas disse que a disparada de casos de Covid-19 em Jaboticatubas foi causada pela contaminação de colaboradores da empreiteira Cobra Brasil, alojados ou em trânsito na localidade.

O secretário afirmou que a empresa, pertencente ao Consórcio Mantiqueira, ganhou uma licitação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), autarquia ligada ao governo federal, para a instalação de linhas de transmissão de energia por várias cidades da região, incluindo Jaboticatubas.

Ele disse ainda que a equipe mobilizada no projeto reúne 213 pessoas. Uma delas apresentou sintomas da virose e foi testada. Diante do diagnóstico positivo, a secretaria municipal de saúde decidiu aplicar o exame às 47 pessoas mais próximas do convívio do trabalhador. Treze delas teriam acusado a presença do vírus – todas assintomáticas. Na última sexta-feira (22), após todos os 213 trabalhadores da empresa serem submetidos ao teste rápido, o número de infectados subiu para 63.

Já em Urandi, um trabalhador da empresa Planova, pertencente ao consórcio da Equatorial Energia, testou positivo para Covid-19 após apresentar sintomas no último dia 11. Na mesma pousada em que ele se alojou na vizinha Guanambi, 13 pessoas também testaram positivo por meio de testes rápidos e mais duas por meio de exame laboratorial no Lacen/BA. Em Urandi o número de casos confirmados chegou a 45.

Assim como Urandi, Jaboticatubas também não conta com estrutura hospitalar para enfrentar uma escalada da doença. Os dois municípios possuem apenas estruturas de triagem e primeiros socorros, sendo dependentes de regulação em seus respectivos sistemas estaduais para casos mais graves.

Outra semelhança que une as duas cidades são as medidas tomados pelos prefeitos. Em Jaboticatubas, o prefeito Eneimar Adriano Marques decretou o fechamento de todo o comércio e serviços, com exceção de farmácias e postos de combustíveis no último fim de semana e deve repetir a medida no próximo. Durante a semana os servições considerados essenciais voltam a funcionar.

Em Urandi, medida semelhante foi tomada pelo prefeito Dorival Barbosa (PP) e vigora até a próxima quarta-feira (27). Para este período foram antecipados dois feriados estaduais e um municipal e o prefeito aproveitou para permitir somente o funcionamento de farmácias e postos de combustíveis durantes estes dias, como medida para tentar diminuir a circulação de pessoas nas ruas. Desde o surgimento dos primeiros casos, a venda de bebidas alcoólicas está vedada em todo o território do município.

Os gestores dos dois municípios também lamentaram o fato de não poderem contar com estrutura de segurança e logística para fortalecer barreiras sanitárias e aumentar a fiscalização das medidas restritivas.

 

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 25 de maio de 2020 18:18

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por

Notícias recentes

Prefeitura na Bahia encerra inscrições para concurso com 73 cagas nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no concurso público da Prefeitura de Presidente Tancredo Neves,…

27 de abril de 2024

São Pedro de Iuiu 2024 divulgou primeiras atrações

Nesta sexta-feira, 26 de abril, foram divulgadas as primeiras atrações do São Pedro de Iuiu…

27 de abril de 2024

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024

Prefeitura de Caetité divulgou atrações principais da Festa de Sant’Anna 2024

Nesta semana, foram divulgadas as atrações principais das Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. O…

26 de abril de 2024

Acelen abriu oportunidades de emprego na Bahia e São Paulo

A empresa do setor energético Acelen, com mais de 1.200 colaboradores distribuídos entre o estado…

26 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio