Uma portaria publicada na edição desta quarta-feira (27) do Diário Oficial do Município regulamentou a reabertura do Mercado Municipal de Guanambi. O funcionamento será limitado aos estabelecimentos descritos como essenciais, descritos no último decreto de restrições à abertura dos setores de comércio e serviços.

A partir desta quinta-feira (30), cerealistas, açougues, peixarias, boxes de produtos veterinários, entre outros, poderão comercializar seus produtos. O horário de funcionamento ficará restrito das 6h às 12h, com rodizio de abertura dos pavilhões.

Os Pavilhões 1 e 2 não funcionarão aos sábado e domingo e o pavilhão 3 não funcionará nas terças e quartas-feiras.

A portaria proíbe expressamente o consumo de produtos no interior dos pavilhões ou do perímetro do Mercado e recomenta aos comerciantes que garantam preferencialmente as vendas por meio de serviço de entregas (delivery).

Também fica proibida a aglomeração de pessoas dentro do perímetro do Mercado e a ocorrência de filas ou aproximações que não preservem a distância mínima de dois metros entre consumidores.

A regulamentação ainda estabelece que os empreendedores do Mercado Municipal, após o encerramento do expediente, às 12h, deverão higienizar seus ambientes de trabalho e deixar o perímetro do Mercado Municipal até no máximo às 13h.

Além disso, os empreendedores deverão atuar em fiscalização colaborativa com o poder público, para coibir e desestimular quaisquer iniciativas que violem as medidas de segurança necessárias e estabelecidas pela Prefeitura.

Todos deverão adotar condutas antissépticas, como uso de equipamentos proteção individual (EPIs), para manejo, comercialização e entrega de seus insumos e fornecer aos consumidores o acesso a informação de orientação e precaução ao contágio do Coronavírus (Covid-19).

Será permitida a lotação máxima de 40 pessoas por vez nos pavilhões. Este controle será feito nas portarias. Apenas duas portas de acesso ficarão disponíveis, sendo uma exclusiva para entrada e outra exclusiva para saída do perímetro do Mercado Municipal de Guanambi. Apensa pessoas que estiverem usando máscaras terão a entrada permitida.

Conforme adiantou a Agência Sertão na última sexta-feira (22), uma alteração no decreto de medidas restritivas permitiu a regulamentação do funcionamento do Mercado Municipal por meio desta portaria.

Guanambi registrou mais dois casos da Covid-19 nesta quarta-feira, totalizando 24 casos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui