28.4 C
Guanambi
22.2 C
Vitória da Conquista

Ocupação de UTI’s em Ilhéus e Porto Seguro chega a 100%

Mais Lidas

As prefeituras de Ilhéus e Porto Seguro, ambas no Sul da Bahia, informaram em seus boletins diários desta terça-feira (26) que já estão com 100% de ocupação em seus leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) exclusivas de covid-19. Fora Salvador, que é o epicentro da doença, os municípios do sul do estado têm gerado preocupação pelos registros de maiores indidências de casos de coronavírus.

Conforme o boletim de Ilhéus, por lá já 448 pessoas tiveram diagnósticos positivos e, destas, 120 ainda não estão recuperadas. A cidade tem 31 pacientes internados na UTI e no momento já não tem vagas para receber pessoas com quadros graves. Por lá, 29 casos evoluíram a óbito.

 

View this post on Instagram

 

✅ 299 pessoas de Ilhéus já estão curadas da Covid-19. São 120 casos ativos até às 18h desta terça-feira (26). ✳️ A Central Covid-19 de Ilhéus registra 4640 notificações, atendimentos realizados até o momento. 🏥 31 pacientes estão internados na UTI. 29 óbitos, infelizmente. 😔 🔴 No momento, Ilhéus conta com 31 leitos de UTI Covid-19, todos ocupados. As informações do Boletim Covid-19 de Ilhéus são publicadas de acordo com os dados registrados no sistema VIGI e-SUS alimentado pela Secretaria de Saúde do Município (Sesau). Se for necessário sair, use máscara de proteção. Respeite o distanciamento e evite aglomerações. Mantenha as mãos bem lavadas, use álcool gel 70%. A sua colaboração é importante e necessária nesse momento. Prefeitura de Ilhéus Contra o Coronavírus

A post shared by Prefeitura Municipal de Ilhéus (@prefeiturailheusba) on

Em Porto Seguro, embora os 10 leitos de UTI estejam lotados, a situação da ocupação em vagas de enfermaria é mais confortável e está 88% disponível. Das 34 existentes, só quatro estão com pacientes. O município turístico possui 85 casos confirmados, sendo que 34 já estão recuperados. Uma pessoa morreu vítima da doença por lá. A prefeitura informou que há 201 casos de síndrome gripal em Porto Seguro e 93 exames estão aguardando resultados.

Em Itabuna, que já acumula 756 casos de covid-19, 206 pessoas estão recuperadas. O município registrou 31 mortes, sendo que três foram em casa. Mais de 323 casos suspeitos ainda seguem aguardando confirmação. Dos 96 leitos de covid-19 na cidade, 78 são de enfermaria e 18 são de UTI. Por lá, 11 pacientes estão internados em vagas de terapia intensiva, ou seja 61% de ocupação nas UTIs.

Salvador: o epicentro e com 88% de ocupação na rede pública

O prefeito ACM Neto disse que a capital baiana vive “a fase mais difícil”, com o nível de ocupação de leitos de UTI na rede pública chegando a 88%. O gestor afirmou nesta terça-feira que novos leitos seriam incorporados aos já disponíveis. “Mas mesmo com a incorporação, a taxa de ocupação não cai, pois aumenta o número de pessoas que precisam dos leitos. Por isso reforço o apelo para que os soteropolitanos nos ajudem, fiquem em casa”, diz.

O prefeito disse ainda que se a pressão no sistema de saúde for aliviada terá mais segurança para, a partir de 1º de junho, “dar retomada a abrir alguns serviços da capital”. Ele avaliou que essa é a “semana mais crítica” desde o início da pandemia do novo coronavírus.

Situação geral da Bahia

Dos 1.658 leitos exclusivos de covid-19 na Bahia, distribuídos em UTI e enfermaria, 55% estão ocupados. Deste total, 678 são vagas em UTIs e a taxa de ocupação nelas já chegou a 69%.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas