21.2 C
Guanambi
18.2 C
Vitória da Conquista

Guanambi chega a 47 casos e paciente com suspeita da Covid-19 é transferido para Vitória da Conquista

Mais Lidas

Dois novos casos da Covid-19 foram registrados em Guanambi nesta terça-feira (2), agora são 47 casos confirmados. Além disso, mais um paciente com diagnóstico positivo recebeu alta do isolamento, sendo considerado curado. Ao todo, 19 pessoas infectadas pelo coronavírus se recuperaram da doença e não transmitem mais o vírus para outras pessoas.

Os dois novos casos foram registrados por meio de testes rápidos em pacientes homens, residentes no bairro Beija-Flor. Estes foram os primeiros casos registrados neste bairro até o momento.

Também nesta terça-feira (2), um paciente foi transferido para tratamento da doença em Vitória da Conquista (HGVC). Ele foi atendido no Pronto Antedimento dedicado à Covid-19, onde recebeu os primeiros cuidados médicos antes de ser encaminhado. Segundo apurado pela Agência Sertão, este paciente apresentou sintomas mais agudos da doença.

O caso é tratado como suspeito e o material foi colhido para exame laboratorial (RT-PCR) no Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen/BA), em Salvador. O procedimento é adotado quando os sintomas da doença estão no início, período no qual não é detectado pelo teste rápido, que tem melhor resultado após o 8º ou 10º dia dos sintomas. Este é o primeiro caso de paciente do município internado com suspeita da doença desde quando foram diagnosticados os primeiros casos.

Gráfico explica melhor momento para a realização de cada tipo de teste

Leitos de Referência

A reportagem apurou ainda que as internações de pacientes da mesorregião Centro-Sul estão sendo efetivadas nos leitos de referência em Vitória da Conquista. As unidades de pronto atendimento e hospitais municipais irão atuar no sentido de estabilizar os pacientes e prepará-los para transferência.

O Sistema Único de Saúde (Sus) dispõem de 64 leitos clínicos e 50 UTI´s exclusivas para o tratamento da doença na cidade. Nesta terça-feira, segundo a Prefeitura de Vitória da Conquista, 10 leitos clínicos (15,6%) estavam ocupados, sendo que apenas um paciente é de Vitória da Conquista. Já as UTI’s têm 28 pacientes (56%), apenas 5 são do município.

Outros leitos devem ser disponibilizados em Caetité. As obras de um hospital para o tratamento do Câncer foram adiantadas para que a unidade possa servir no tratamento das vítimas da Covid-19. O local recebeu equipamentos essa semana, no entanto, ainda não há uma previsão para o início do funcionamento.

Casos de Coronavírus em Guanambi

O bairro Belo Horizonte, onde está localizado o alojamento com o primeiro surto constatado da doença, tem 33 casos. Nenhum dos casos foi detectado em morador do referido bairro.

Os outros casos são nos bairros Renascer (1), Monte Pascoal (1), Bela Vista (1), Bom Jesus (1), Vomitamel (1), Centro (1), São Francisco (2), Residencial dos Pássaros (1), Santo Antônio (1), Brindes (1) e distrito de Morrinhos (1).

São 43 homens e quatro mulheres, 9 com idade de 20 a 29 anos, 20 de 30 a 39 anos, 16 de 40 a 59 anos e 2 com mais de 60 anos.

Do total de casos confirmados, 42 foram diagnosticados pela aplicação de testes rápidos e 5 por exames laboratorial no Lacen/BA. Nenhum dos pacientes diagnosticados com a Covid-19 apresentou sintomas graves da doença e todos foram ou estão sendo tratados em suas residências, sob acompanhamento de profissionais da Atenção Básica.

Ao todo, desde o início da pandemia em março, 548 pacientes foram notificados pelo município com Síndromes Gripais (SG) e Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG).

Destes, 156 foram submetidos a coletas de swab nasofaríngeo para exames de RT-PCR, dos quais 136 tiveram resultados negativos, 5 positivos, 12 aguardam resultados e 3 aguardam coleta.

Até o momento, dois profissionais de saúde testaram Positivo para a Covid-19 e baseando-se no fluxograma e na nota técnica para realização de TR, 119 profissionais de saúde das unidades foram testados com resultados negativos. Todos os residentes e funcionários do Lar dos Idosos também testaram negativo.

Desinfecção de locais públicos

Divulgação / Vigilância Epidemiológica

A Vigilância Epidemiológica de Guanambi iniciou um trabalho de desinfecção de espaços públicos nesta segunda-feira (1º). Os agentes contam com o apoio de um veículo pipa da Brigada Voluntária de Incêndio e de pulverizadores, usados para espalhar uma solução sanitizante de hipoclorito de sódio associada ao combacter, produto a base de cloreto de amônia.

As desinfecções já foram realizadas em unidades de saúde, no Mercado Municipal e em vias e praças do centro. Esse tipo de trabalho deve continuar nos próximos dias em locais de maior aglomeração.

Outros municípios

Os municípios de Candiba e Urandi também detectaram novos casos de coronavírus nesta terça-feira (2).

Em Urandi, onde está o principal foco da doença na região, dois novos casos foram registrados, chegando ao total de 75. Dois óbitos foram confirmados em pacientes do município, uma idosa morreu no domingo (31) e um idoso morreu nesta segunda-feira (1º), ambos estavam internados em Vitória da Conquista.

A maioria dos casos em Urandi foi detectada entre funcionários da empresa que executa obras de uma linha de transmissão de energia. Os demais, em pessoas que tiveram contato com esses trabalhadores ou com seus contatos. O município está sob toque de recolher noturno até sábado (6).

Em Candiba, mais dois casos foram confirmados, 14 dias após a confirmação do primeiro, também detectado em trabalhado da mesma empresa que atual em Urandi. Os pacientes são um homem e uma mulher do distrito de Pilões.

Em Palmas de Monte Alto, são 16 casos, 15 detectados nesta segunda-feira (1º) em trabalhadores de uma outra obra de linha de transmissão de energia. O prefeito Manoel Rubens editou um decreto suspendendo as obras no município pelo prazo de sete dias.

Já em Pindaí, foram confirmados 13 casos entre trabalhadores das empresas responsáveis pela construção de parques eólicos, sendo que 7 pacientes são do município e os outros seis de municípios vizinhos.

Em Caetité são 7 casos confirmados segundo o último boletim. Cinco pacientes já são considerados recuperados no município.

Outro município da região com incidência da doença é Riacho de Santana, que acumula 10 casos confirmados da Covid-19.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas