Destaque Guanambi
Foto / Reprodução: Victor Boa Sorte

O município de Guanambi não registrou novos casos de coronavírus (Covid-19) nas últimas 48h. O Boletim Epidemiológico da Secretaria de saúde do município, atualizado nesta segunda-feira (8), contabilizou 59 casos, mesma quantidade do boletim anterior.

O caso mais recente foi confirmado no último sábado (6) – uma criança de 4 anos de idade, que o pai havia sido diagnosticado com a doença no dia anterior. Segundo a Secretaria de Saúde, ambos passam bem e estão sendo acompanhados por uma equipe de saúde em isolamento domiciliar.

Dos 59 casos confirmados no município, 24 evoluíram para a cura e 35 estão ativos com a doença e ainda podem transmitir o vírus. No entanto, os 35 pacientes seguem em isolamento domiciliar, sob acompanhamento de profissionais da Atenção Básica.

O vírus infectou até o momento 54 homens (destes uma criança) e 5 mulheres.

O Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen/BA) realizou coleta de material de 171 pacientes com sintomas gripais, destes, 8 tiveram resultado positivo e 11 aguardam resultado. Os demais tiveram resultado negativo para a Covid-19.

De acordo com dados coletados no Esus VE, o município de Guanambi realizou até a data atual 421 Testes Rápidos para Covid-19, sendo 51 Positivos. Foram testados 156 profissionais de saúde, 5 profissional de Segurança Pública e 72 idosos e profissionais da Associação Benemérita de Caridade Lar dos Idosos, todos negativos. Dos 156 profissionais de saúde testados, três tiveram resultado positivo para covid-19.

O Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, em duas etapas, realizou no município 500 testes rápidos, com resultados negativos.

Do total de casos confirmados, 33 ocorreram no Bairro Belo Horizonte (todos em trabalhadores alojados em uma pousada), 2 no Alto Caiçara, 2 no BNH, 2 no Bela Vista, 2 no Beija Flor, 2 no Vomitamel, 2 no São Francisco, 2 em Morrinhos, 1 no Alvorada, 1 no Bom Jesus, 1 no Brindes, 1 no Centro, 1 no Ipiranga, 1 no Monte Pascoal, 1 no Renascer, 1 no Residencial dos Pássaros, 1 no Santo Antônio, 1 no Sandoval Moraes e 2 no Jardim São João, incluindo o último caso registrado, onde medidas de distanciamento e práticas de higiene devem ser redobradas.

Pensando na contenção da transmissão do vírus no município, a Atenção Básica tem orientado sobre a importância do isolamento social dos pacientes testados positivo e das pessoas que residem no mesmo domicilio, mesmo que assintomáticos, assim os profissionais da secretaria de saúde, realizam ligações diariamente durante 14 dias a esses pacientes com o intuito de monitorar os sintomas e orientações.

Atendimentos e tele atendimentos psicológicos estão sendo ofertados aos pacientes com suspeita e confirmados de Covid-19, e aos profissionais da linha de frente da secretaria de saúde, até o momento foram realizados 50 atendimentos.

Nesta situação de enfrentamento à pandemia, as Barreiras Sanitárias, instaladas nas entradas do município desde o dia 24 de março, conseguiram catalogar 175.894 veículos e 398.941 pessoas. Dessas, 1.279 pessoas vindas de área de risco estão sendo monitoradas, por 14 dias, pela Atenção Básica, com o intuito de captar pessoas que venham ter o aparecimento de sintomas. Sendo importante ressaltar, que 3.950 pessoas receberam alta pelo monitoramento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui