Destaque Guanambi
Foto / Reprodução: Victor Boa Sorte

Mais sete pessoas foram consideradas curadas da Covid-19 em Guanambi. A informação foi divulgada pela Secretaria de Saúde de Guanambi, por meio do Boletim Epidemiológico atualizado nesta segunda-feira (15).

Com as novas curas, o município contabilizou um total de 51 pacientes que tiveram contato com a doença, no entanto, o vírus não está mais ativo. O boletim também informou que não houve confirmação de novos casos de coronavírus na cidade que tem o total de 74 casos registrados. Isso indica que dos casos confirmados, apenas 23 pessoas está com o vírus ativo.

O último caso de coronavírus registrado ocorreu neste domingo (14) – um homem com idade entre 20 a 29 anos que reside no Residencial dos Pássaros. O teste foi realizado no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA).

Do total de casos confirmados 89,2% foram registrados em homens (66 casos), com idade entre 20 a 59 anos de idade, e apenas 10,8% em mulheres (8 casos). Esse percentual ocorre devido a incidência de casos em trabalhadores das obras da linha de transmissão de energia, alojados em uma pousada da cidade, onde 40 trabalhadores adquiriram o vírus, no entanto, a maior parte dos casos são considerados curados da doença.

Os casos ativos são acompanhados por profissionais da Atenção Básica. Além disso, as equipes orientam os pacientes e moradores da mesma residência a permanecerem em isolamento, além de realizar ligações diárias para o monitoramento dos sintomas e fornecer novas orientações.

Segundo o Lacen-BA, o município realizou 200 coletas de swab nasofaríngeo para exames de RT-PCR, dos quais 173 tiveram resultados negativos, 10 positivos e 15 aguardam resultados. O município também realizou 1.230 Testes Rápidos para Covid-19, sendo 64 Positivos.

Além disso, conforme dados coletados no Esus VE, Foram testados 162 profissionais de saúde, 8 profissionais de Segurança Pública e 72 idosos e profissionais da Associação Benemérita de Caridade Lar dos Idosos, todos negativos. Até o momento, quatro profissionais de saúde testaram Positivo para a Covid-19.

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e o Ibope realizam uma pesquisa no município que já aplicou 500 testes rápidos, todos com resultados negativo. 

Dos 74 casos confirmados, 40 ocorreram no Bairro Belo Horizonte, 3 no BNH, 3 no Sandoval Moraes, 2 no Alto Caiçara, 2 no Bela Vista, 2 no Beija Flor, 2 no Jardim São João, 2 no Vomitamel, 2 no São Francisco, 2 em Morrinhos, 2 no Centro, 2 no Residencial dos Pássaros, 1 no Alvorada, 1 no Bom Jesus, 1 no Brindes, 1 no Ipiranga, 1 no Leolina de Sá, 1 no Monte Pascoal, 1 no Renascer, 1 no Santo Antônio, 1 no São Vicente e 1 na Zona Rural, onde medidas de distanciamento e práticas de higiene devem ser redobradas.

Profissionais de Saúde realizam atendimentos e tele atendimentos psicológicos a pacientes com suspeita e confirmados de Covid-19, e aos profissionais da linha de frente da secretaria de saúde. Até o momento foram realizados 70 atendimentos.

Barreiras Sanitárias

As Barreiras Sanitárias, instaladas nas entradas do município desde o dia 24 de março, conseguiram catalogar 193.070 veículos e 422.626 pessoas. Dessas, 1.244 pessoas vindas de área de risco estão sendo monitoradas, por 14 dias, pela Atenção Básica, com o intuito de identificar pessoas que venham ter o aparecimento de sintomas. Outras 4.607 pessoas já receberam alta do monitoramento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui