32.1 C
Guanambi
25.9 C
Vitória da Conquista

Guanambi registra 76º caso de coronavírus e 61 pessoas curadas

Mais Lidas

A secretaria de Saúde de Guanambi registrou mais um caso do novo coronavírus (Covid-19), no município. A informação foi divulgada por meio do Boletim Epidemiológico, atualizado nesta quinta-feira (18).

O novo caso foi confirmado em uma mulher, com idade acima de 60 anos, por meio de teste rápido. Ela é residente do bairro São Sebastião em Guanambi.

Com o novo registro, o município contabilizou 76 pessoas que contraíram o vírus. No entanto, desse total, 61 pacientes já são considerados recuperados pela Secretaria, ou seja, apenas 15 pessoas permanecem com o vírus ativo.

Do total de casos confirmados 88,2% foram registrados em homens (67 casos) e apenas 11,8% em mulheres (9 casos). Esse percentual ocorre devido a incidência de casos em trabalhadores das obras da linha de transmissão de energia, alojados em uma pousada da cidade, onde 40 trabalhadores adquiriram o vírus, no entanto, a maior parte dos casos são considerados curados da doença.

Os casos ativos são acompanhados por profissionais da Atenção Básica. Além disso, as equipes orientam os pacientes e moradores da mesma residência a permanecerem em isolamento, além de realizar ligações diárias para o monitoramento dos sintomas e fornecer novas orientações.

Segundo o Lacen-BA, o município realizou 214 coletas de swab nasofaríngeo para exames de RT-PCR, dos quais 187 tiveram resultados negativos, 11 positivos e 16 aguardam resultados. O município também realizou 1.448 Testes Rápidos para Covid-19, sendo 65 Positivos.

Além disso, conforme dados coletados no Esus VE, Foram testados 1.009 profissionais de saúde, 258 profissionais de Segurança Pública (17º Batalhão de Polícia Militar, Polícia Civil, presídio, Agentes de Trânsito e Bombeiros Civis), 72 idosos e profissionais da Associação Benemérita de Caridade Lar dos Idosos e 30 profissionais da Casa de Passagem, todos negativos. Até o momento, quatro profissionais de saúde testaram Positivo para a Covid-19.

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e o Ibope realizam uma pesquisa no município que já aplicou 500 testes rápidos, todos com resultados negativo. 

Dos 76 casos confirmados, 40 ocorreram no Bairro Belo Horizonte, 3 no BNH, 3 no Sandoval Moraes, 2 no Alto Caiçara, 2 no Bela Vista, 2 no Beija Flor, 2 no Jardim São João, 2 no Vomitamel, 2 no São Francisco, 2 em Morrinhos, 2 no Centro, 2 no Residencial dos Pássaros, 1 no Alvorada, 1 no Bom Jesus, 1 no Brindes, 1 no Ipiranga, 1 no Leolina de Sá, 1 no Monte Pascoal, 1 no Renascer, 1 no Santo Antônio, 1 no São Vicente, 1 no Vila Nova, 1 no São Sebastião e 1 na Zona Rural, onde medidas de distanciamento e práticas de higiene devem ser redobradas.

Profissionais de Saúde realizam atendimentos e tele atendimentos psicológicos a pacientes com suspeita e confirmados de Covid-19, e aos profissionais da linha de frente da secretaria de saúde. Até o momento foram realizados 87 atendimentos.

Barreiras Sanitárias

As Barreiras Sanitárias, instaladas nas entradas do município desde o dia 24 de março, conseguiram catalogar 201.055 veículos e 438.325 pessoas. Dessas, 1.556 pessoas vindas de área de risco estão sendo monitoradas, por 14 dias, pela Atenção Básica, com o intuito de identificar pessoas que venham ter o aparecimento de sintomas. Outras 4.871 pessoas já receberam alta do monitoramento.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas