Foto / Reprodução: Victor Boa Sorte

A secretaria de Saúde de Guanambi registrou mais um caso do novo coronavírus (Covid-19), no município. A informação foi divulgada por meio do Boletim Epidemiológico, atualizado neste domingo (22).

O novo caso foi confirmado em um homem, com idade entre 30 a 39 anos, por meio de exame realizado no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA). O paciente é residente do distrito de Mutans.

Com o novo registro, o município contabilizou 78 pessoas que contraíram o vírus. No entanto, desse total, 68 pacientes já são considerados recuperados pela Secretaria, ou seja, apenas 10 pessoas permanecem com o vírus ativo.

Do total de casos confirmados 87,2% foram registrados em homens (68 casos) e apenas 12,8% em mulheres (10 casos). Esse percentual ocorre devido a incidência de casos em trabalhadores das obras da linha de transmissão de energia, alojados em uma pousada da cidade, onde 40 trabalhadores adquiriram o vírus, no entanto, a maior parte dos casos são considerados curados da doença.

Os casos ativos são acompanhados por profissionais da Atenção Básica. Além disso, as equipes orientam os pacientes e moradores da mesma residência a permanecerem em isolamento, além de realizar ligações diárias para o monitoramento dos sintomas e fornecer novas orientações.

Segundo o Lacen-BA, o município realizou 218 coletas de swab nasofaríngeo para exames de RT-PCR, dos quais 201 tiveram resultados negativos, 12 positivos e 4 aguardam resultados. O município também realizou 1.554 Testes Rápidos para Covid-19, sendo 66 Positivos.

Além disso, conforme dados coletados no Esus VE, Foram testados 1.013 profissionais de saúde, 259 profissionais de Segurança Pública (17º Batalhão de Polícia Militar, Polícia Civil, presídio, Agentes de Trânsito e Bombeiros Civis), 72 idosos e profissionais da Associação Benemérita de Caridade Lar dos Idosos e 30 profissionais da Casa de Passagem, todos negativos. Até o momento, quatro profissionais de saúde testaram Positivo para a Covid-19.

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e o Ibope realizam uma pesquisa no município que já aplicou 500 testes rápidos, todos com resultados negativo. 

Dos 76 casos confirmados, 40 ocorreram no Bairro Belo Horizonte, 3 no BNH, 3 no Residencial dos Pássaros, 3 no Sandoval Moraes, 2 no Alto Caiçara, 2 no Bela Vista, 2 no Beija Flor, 2 no Jardim São João, 2 no Vomitamel, 2 no São Francisco, 2 em Morrinhos, 2 no Centro, 1 no Alvorada, 1 no Bom Jesus, 1 no Brindes, 1 no Ipiranga, 1 no Leolina de Sá, 1 no Monte Pascoal, 1 no Renascer, 1 no Santo Antônio, 1 no São Vicente, 1 no Vila Nova, 1 no São Sebastião, 1 na Zona Rural e 1 em Mutans, onde medidas de distanciamento e práticas de higiene devem ser redobradas.

Profissionais de Saúde realizam atendimentos e tele atendimentos psicológicos a pacientes com suspeita e confirmados de Covid-19, e aos profissionais da linha de frente da secretaria de saúde. Até o momento foram realizados 89 atendimentos.

Barreiras Sanitárias

As Barreiras Sanitárias, instaladas nas entradas do município desde o dia 24 de março, conseguiram catalogar 208.266 veículos e 452.752 pessoas. Dessas, 1.756 pessoas vindas de área de risco estão sendo monitoradas, por 14 dias, pela Atenção Básica, com o intuito de identificar pessoas que venham ter o aparecimento de sintomas. Outras 5.146 pessoas já receberam alta do monitoramento.

Responder

Por favor, escreva seu comentário
Digite seu nome aqui