23.2 C
Guanambi
19.7 C
Vitória da Conquista

Mutans chega a 4 casos de coronavírus

Mais Lidas

A secretaria de Saúde de Guanambi divulgou o boletim epidemiológico da Covid-19 que trouxe mais um caso confirmado. O número de pacientes recuperados continua em 88, restando 26 casos ativos de um total de 114. Nenhum óbito foi registrado e a Sesab corrigiu a informação equivocada sobre o endereço de um paciente de Igaporã que foi lançado no sistema como morador de Guanambi.

O novo caso foi detectado em uma paciente mulher, residente no distrito de Mutans, com idade entre 30 e 39 anos. Ela está assintomática. Ao todo, são 4 casos registrados no distrito, sendo que um paciente já é considerado recuperado e outros 3 permanecem em isolamento e tratamento.

Nos distrito de Morrinhos os dois casos registrados foram considerados recuperados e em Ceraíma ainda não foram registrados casos. Um paciente morador da zona rural que testou positivo também é considerado recuperado.

O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen) analisou mais sete exames e todos deram resultado negativo. O número de casos suspeitos que aguardando resultado subiu de 43 para 53 e outros nove estão aguardando coleta. São 83 homens e 31 mulheres, 66,6% dos infectados tem até 39 anos de idade.

Desde o início da pandemia, 347 casos suspeitos foram descartados pelo Lacen. Outros 36 testaram positivo. Já os testes rápidos detectaram 76 positivos e 1945 negativos.

O boletim informa sobre a sintomologia da doença. Entre os infectados pelo coronavírus em Guanambi, 65 são ou foram assintomáticos e outros 49 desenvolveram sintomas como febre, tosse, dor de garganta, dispneia e falta ou perca total do paladar e olfato.

Também foram divulgados dados sobre profissionais de saúde contaminados. Até o momento foram 21 trabalhadores desse setor contraíram o vírus, médicos e técnicos de enfermagem são os mais afetados, com quatro casos cada.

O pronto atendimento médico dedicado ao tratamento da Covid-19 já atendeu 712 pessoas com Síndromes Gripais e há um paciente internado. Desde o início da pandemia, outros três pacientes chegaram a ficar internados e receberam alta. O proto atendimento realizou 248 testes rápidos.

Dos 114 casos confirmados, nenhum apresenta Sintomas Graves da doença, e 16 pacientes já apresentavam comorbidades, todos estão sendo acompanhados.

Casos por bairros

Nessas localidades, a secretaria de Saúde recomenda que as  medidas de distanciamento e práticas de higiene sejam redobradas.

Aplicação de testes rápidos

Grupos / InstituiçõesTeste 1ª FaseTeste 2ª FaseResultados
Profissionais de Saúde1060 Profissionais24 Profissionais1076 Negativos3 Positivos
Profissionais de Segurança Pública260 Profissionais_______________258 Negativos2 Positivos
Associação Benemérita de Caridade Lar dos Idosos72 Profissionais e Idosos80 Profissionais e Idosos152 NegativosO Positivos
Hospital do Rim82 Pacientes_______________82 Negativos0 Positivos
Abrigo Institucional para Crianças e Adolescentes de Guanambi48 Profissionais e Crianças________________48 Negativos0 Positivos
Comunidades Terapêuticas73 Profissionais e acolhidos________________73 Negativos0 Positivos
IBOPE750 Pessoas_______________750 Negativos0 Positivos

 

Monitoramento

A Atenção Básica tem orientado sobre a importância do isolamento social dos pacientes testados positivo e das pessoas que residem no mesmo domicilio, mesmo que assintomáticos, assim os profissionais da secretaria de saúde, realizam ligações diariamente durante 14 dias a esses pacientes com o intuito de monitorar os sintomas e orientações. Atendimentos e tele atendimentos psicológicos estão sendo ofertados aos pacientes com suspeita e confirmados de Covid-19, e aos profissionais da linha de frente da secretaria de saúde, até o momento foram realizados 142 atendimentos.

Nesta situação de enfrentamento à pandemia, as Barreiras Sanitárias, instaladas nas entradas do município desde o dia 24 de março, conseguiram catalogar 254.943 veículos e 551.348 pessoas.

Ainda há 1.381 pessoas vindas de áreas de risco em monitoramento e 7.568 já receberam alta do monitoramento.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas