31.7 C
Guanambi
26.2 C
Vitória da Conquista

Após zerar casos ativos, Urandi registra mais seis casos do coronavírus

Mais Lidas

Após zerar casos ativos e permanecer seis dias sem confirmar casos de coronavírus (Covid-19), Urandi registrou seis novos casos positivos da doença, nesta quarta-feira (15). A confirmação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Boletim Epidemiológico.

Os últimos casos positivos havia sido registrados no dia 8 de julho, quando três pessoas contraíram o vírus.

O total de casos confirmados subiu para 136, sendo que dois pacientes evoluíram a óbito. A quantidade de pessoas recuperadas permaneceu em 128, ou seja, apenas os seis novos pacientes estão com o vírus ativo.

Boletim epidemiológico | Prefeitura de Urandi

O município chegou a ter uma das maiores taxas de incidência da doença no Estado no mês de junho, considerando a população de pouco mais de 16,6 mil habitantes. A cada mil habitantes de Urandi, 6,4 contraíram a doença. Isso sem levar em consideração que mais da metade dos que foram contaminados são trabalhadores de outras regiões que se encontram alojados na cidade.

Os primeiros casos surgiram no dia 11 de maio, entre trabalhadores de uma empresa que executa obras de construção de uma linha de transmissão de energia no município. A pedido da prefeitura local, a empresa testou todos os trabalhadores e descobriu que pelo menos 55 deles tiveram contato com o vírus.

O perfil da Covid-19 mostra que o pico da doença no município ocorreu na 21ª semana após a detecção do primeiro caso no Brasil, registrado em março. Os casos foram conhecidos após um trabalhador da obra de linha de transmissão de energia apresentar sintomas e a empresa realizar a testagem em massa.

Gráfico semana epidemiológica | perfil covid-19 em Urandi

Esses dados foram atualizados até o dia 4 de julho, quando Urandi contabilizava 127 pessoas infectadas pelo vírus. Após esse período, foram registrados mais três casos no dia 8 de julho e até a data atual não houve novos registros da doença.

Ainda conforme o perfil covid-19, até a data de atualização, 1.481 testes para detecção do vírus havia sido realizado no município – 901 na rede privada e 580 na rede pública. Dentre os casos confirmados, 66 ocorreram em cidadãos urandienses, 54 em pessoas de outras cidades alojados a trabalho no município e 7 em profissionais da saúde.

Para conter a disseminação do coronavírus, a prefeitura tomou medidas drásticas para evitar que mais pessoas se contaminassem, como a proibição da venda de bebidas alcoólicas, fechamento total do comércio nos feriados antecipados. A principal, vigorou até o dia 30 de junho – a implantação do toque de recolher noturno, entre 20h e 5h.

A proibição da venda de bebidas alcoólicas também já foi revogada, ficando proibida a abertura de bares e distribuidoras, que podem vender os produtos apenas por entrega a domicílio ou retirada no balcão.

Confira a íntegra do perfil covid-19 em Urandi atualizado no dia 4 de julho:

PERFIL EPIDEMIOLOGICO

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas