Divulgação / Prefeitura

ATUALIZAÇÃO: Mais seis óbitos foram registrados as últimas 24h

Mais dois óbitos por Covid-19 foram registrados em Vitória da Conquista. As confirmações foram divulgadas no boletim epidemiológico divulgado no início da noite deste sábado (18), pela secretaria municipal de Saúde. O município acumula 27 óbitos em decorrência da doença.

Segundo a secretaria, o 26º óbito ocorreu na última quinta-feira (16). O resultado da análise laboratorial da amostra coletada pós-morte foi conhecido neste sábado. Trata-se de uma senhora de 73 anos, moradora do bairro Jardim Valéria, que possuía Diabetes Melito e Mieloma múltiplo. No dia 15 de julho, ela deu entrada na emergência do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), onde veio a óbito no dia seguinte após agravamento do quadro de saúde.

A 27ª morte por Covid-19 também na última quinta-feira (16) e a coleta de material para análise também ocorreu pós-mortem, o resultado foi conhecido nesta sexta-feira. A vítima foi uma mulher de 43 anos, moradora do bairro Campinhos/Loteamento Jatobá. Ela tinha como fator risco a obesidade e faleceu em sua própria residência.

Ainda neste sábado foram confirmados 63 novos casos do Novo Coronavírus em Vitória da Conquista, totalizando 1.587 confirmações. Desde o início das notificações, 1.206 pessoas que se contaminaram já estão recuperadas e 354 seguem em recuperação. No momento há 31 pacientes internados e outros 323 em tratamento domiciliar.

A secretaria ainda aguarda resultado laboratorial de mais um paciente que foi a óbito por suspeita de contaminação por Covid-19.

Até o momento foram 4.470 casos notificados por Síndrome Gripal estão sob investigação e aguardam classificação final no sistema e-SUS Notifica, sendo que 4.170 possuem critérios de coleta para exame laboratorial ou Teste Rápido e 570 pacientes aguardam resultado laboratorial de exame RT-PCR. Destes pacientes que são investigados, 1.481 apresentam sintomas leves de Síndrome Gripal e permanecem em tratamento domiciliar, 3.248 recuperaram-se da Síndrome Gripal e 10 pacientes estão hospitalizados.

Ocupação de Leitos

Segundo a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), 49 pacientes estão internados nas UTI’s referenciadas nos hospitais Vitória da Conquista. A taxa de ocupação é de 82%, já que 10 novos leitos foram implantados nesta sexta-feira no Hospital Geral de Vitória da Conquista, totalizando 60 leitos. Outras 10 vagas em UTI serão abertas no mesmo hospital a partir da próxima segunda-feira (20).

Do total de pacientes em UTI’s, 15 são de Vitória da Conquista e 34 de outros municípios. Nesses leitos há 33 pacientes que utilizam respiradores mecânicos para se manterem vivos.

Nos últimos dias, o clima foi de tensão em alguns dos 74 municípios de abrangência do Núcleo Regional de Saúde do Sudoeste devido ao eminente colapso de lotação das UTI’s antes do anúncio da criação dos novos leitos. Alguns pacientes em estado grave tiveram dificuldades para entrar na regulação. Em alguns casos foi necessário realizar transferências para hospital de Salvador.

Neste momento, em 79 deles estão internados pacientes de Vitória da Conquista e, a maior parte deles, por pacientes de outros 28 municípios: Ibicuí, Jequié, Firmino Alves, Ubatã, Cachoeira de Pajeú, Itapetinga, Cândido Sales, Potiraguá, Brumado, Carinhanha, Anagé, Jaguaquara, Planalto, Iguaí, Cocos, Itabela, Eunápolis, Itabuna, Belo Campo, Guanambi, Nova Canaã, Wenceslau Guimarães, Maiquinique, Poções, Pedra Azul, Guaratingua, Itambé e Caetité.

Desde o início da pandemia, 69 pessoas morreram vítimas da Covid-19 nos hospitais públicos e privados da cidade segundo o último boletim da Sesab, além de alguns casos de óbito em domicílio.

Ainda segundo a Sesab, há ainda 75 leitos clínicos referenciados para tratamento da Covid-19 na cidade e 35 estão ocupados. Nos últimos dias foram criados mais 29 leitos do tipo, 24 no HGVC e 5 no Hospital São Vicente de Paula, onde a prefeitura contratou mais 20 leitos que estarão disponíveis na próxima semana.

Ocupação de UTI’s por Hospital

Hospital Geral de Vitória da Conquista – 30 leitos – 23 ocupados (77%) – Estado da Bahia
Hospital das Clínicas de Conquista – 20 leitos – 17 ocupados (85%) – Estado da Bahia
Hospital São Vicente de Paulo – 10 leitos – 9 ocupados (90%) – Pref. de Conquista

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui