23.2 C
Guanambi
20.1 C
Vitória da Conquista

Mais voos serão retomados no Aeroporto de Vitória da Conquista nos próximos dias

Mais Lidas

O Aeroporto Glauber  Rocha, em Vitória da Conquista, voltará a receber mais alguns voos suspensos desde março por conta da pandemia do coronavírus. Atualmente, apenas dois voos estão em operação, um para Salvador e outro para São Paulo, ambos pela Gol.

Segundo a Secretaria de Turismo do Estado (Setur), a partir da próxima segunda-feira (3), Vitória da Conquista receberá voos diretos de Campinas (SP) da Azul Linhas Aéreas, com frequências às segundas, quartas, sextas e domingos. Essas operações serão cumpridas com aeronaves modelo Embraer E1, com capacidade para até 118 passageiros.

Além disso, a partir de 31 de agosto, a VoePass, em parceira com a Gol, começará a conectar Salvador a Conquista e outras cidades do Estado, como Porto Seguro, Ilhéus, e Barreiras. As vendas para esses voos começam um mês antes, no próximo dia 31, e os bilhetes serão comercializados exclusivamente pela Gol. Eles estarão disponíveis para compra no aplicativo, no site da Gol, nas lojas VoeGol e em agências de viagem.

No final de março, as companhias aéreas que operam no Glauber Rocha decidiram paralisar as operações por conta do frequente cancelamento de voos decorrente da queda do movimento em função da pandemia. Antes da paralisação, o aeroporto recebia uma média diária de 1146 passageiros, distribuídos em 16 voos – entre embarque e desembarque.

O Aeroporto Glauber Rocha completou um ano de sua inauguração no último dia 23.

Retomada no Estado

Desde o último dia 21 a Azul voltou a operar em Porto Seguro, com ligações diretas de Belo Horizonte e desde o último sábado (25) voltou a interligar a cidade a  Campinas (SP). Já Salvador, terá mais um voo diário da companhia – o terceiro – para o Aeroporto de Viracopos (SP), também este mês. As passagens estão disponíveis em todos os canais oficiais da empresa. A mesma companhia disponibilizará voos de Belo Horizonte para Ilhéus, às terças, quintas, sextas e sábados, a partir do dia 18.

“Recompondo parte da oferta, nossa malha crescerá 290% em agosto em comparação com abril”, afirma o vice-presidente de Receitas da Azul, Abhi Shah. Com o retorno dessas bases, a companhia passa a servir 80 destinos, entre capitais e cidades do interior, em todo o Brasil. A malha terá atualizações mês a mês.

Além de Vitória da Conquista, a VooPass conectará Salvador a mais três destinos da Bahia (Porto Seguro, Ilhéus, e Barreiras) e a mais três destinos do Nordeste (Aracaju, Maceió e Petrolina). O início das operações também está previsto para o dia 31 de agosto.

Sem especificar operações programadas para a Bahia, a Latam informa que está retomando gradualmente os voos e que planeja aumentar sua malha aérea doméstica em mais de 50% em agosto. Para setembro, a companhia espera ampliar em mais 50% os voos, atingindo 244 diários. A relação completa dos voos programados e todos os detalhes de cada rota estarão disponíveis no sistema de voos da empresa a partir da próxima semana e até a primeira semana de agosto.

Para o secretário do Turismo da Bahia, Fausto Franco, o reforço dos novos voos é um passo importante para que a malha aérea do estado seja gradualmente recomposta. “Desta forma, possibilitamos um acesso maior dos visitantes aos nossos destinos, à medida em que as atividades turísticas forem sendo retomadas, mas sempre muito atentos aos cuidados com os protocolos de segurança”, destaca.

Protocolos

Para a retomada, as companhias estão intensificando as medidas sanitárias de prevenção à Covid-19. A Azul informa que reforçou a limpeza de suas aeronaves a cada voo e disponibiliza para passageiros e tripulantes kits com luvas, álcool em gel e lenço umedecido. Utiliza também descontaminantes bactericidas e segue as normas sugeridas pela Anvisa. O uso de máscara é obrigatório.

A companhia lançou o Tapete Azul, equipamento tecnológico que orienta o cliente a embarcar, contribuindo, ainda, para o distanciamento social, já que mantém os passageiros a uma distância de quatro metros entre si.

A Gol também assegura que todos os procedimentos regulares foram reforçados com a pandemia. Entre as medidas nas aeronaves operadas pela VoePass estão o aumento do tempo de solo para desinfecção, uso obrigatório de máscara, disponibilização de álcool em gel e desembarque setorial, para evitar aglomerações. As medidas incluem técnicas de distanciamento social e uso de adesivos para demarcar a distância mínima durante o processo de embarque e também a bordo.

Segundo a Latam, as melhores medidas mundiais de higiene e distanciamento foram adotadas pela companhia, como filas transversais espaçadas no check-in, álcool em gel e máscaras a bordo, além de novos processos de limpeza e desinfecção das aeronaves, equipadas com filtros que renovam o ar interno. Nos aeroportos de Congonhas e Santos Dumont, a companhia implementou o projeto-piloto “atendimento remoto” no check-in, que oferece interação sem contato presencial do atendente.

Barreiras

Além de Porto Seguro, Vitória da Conquista e Ilhéus, a cidade de Barreiras, no oeste baiano, já experimenta o processo de retomada das viagens aéreas. Desde o último dia 13 a VoePass voltou a operar a rota que liga o município a Brasília, com frequências de segunda a sexta-feira.

No dia 31 de agosto será a vez da retomada do voo para Salvador, pela Gol/VoePass, que será operado de domingo a sexta, com pousos em Barreiras às 21h e partidas para Salvador às 21h30. Já em setembro, no dia da Independência do Brasil (7), a Azul passa a operar a rota Barreiras-Belo Horizonte as segundas, quartas e sextas. Os voos chegam à cidade baiana às 12h55, depois de sair de Confins (próximo à capital mineira) às 10h35, e retornam para a origem às 13h40.

Segundo João Victor Citadella, suplente de gerente do aeroporto de Barreiras, que é controlado pela São Francisco Administração Aeroportuária, todas as medidas protocolares recomendadas pela Agerba contra o coronavírus foram adotadas no terminal: álcool em gel, máscaras, tapete sanitizante e medição de temperatura na entrada, entre outras. “Foram colocadas também proteções de acrílico no balcão de atendimento de todas as concessionárias”, acrescenta.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas