22.6 C
Guanambi
16.5 C
Vitória da Conquista

Cesol realizará live sobre consumo responsável e produção orgânica nesta terça-feira

Mais Lidas

O Centro Público de Economia Solidária (Cesol Sertão Produtivo) realizará uma live sobre consumo responsável e produção orgânica. A programação será veiculada no Facebook do Cesol, nesta terça-feira (4), a partir das 19h.

De acordo com a organização, a transmissão terá duração média de 1h e contará com a participação de Leiliane Aranha (mediadora) – coordenadora do Cesol, e Felizarda Viana (convidada) – coordenadora do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção orgânica do Território Sertão Produtivo e membro da Comissão de Produção Orgânica da Bahia.

Segundo Leiliane Aranha, a ideia de propor uma live sobre o tema surgiu pela necessidade de estimular as pessoas a conhecerem mais sobre os produtos que oferecem uma melhor qualidade de vida. “Entendermos que esse tipo de produção tem vantagens não só para as pessoas que compram e consomem esses produtos, mas também influencia diretamente na proteção e conservação do meio ambiente”.

A coordenadora do Cesol pontua ainda que as pessoas podem ter acesso a produtos de qualidade sem sair de casa, por meio da compra desses produtos, ou produção de hortas caseiras. “Se o consumidor conhece sobre o produto que consome a chance dele fazer as escolhas certas é maior, além de aprender que a mudança de hábitos é uma escolha”.

Diante disso, Viana explica que os consumidores precisam conhecer sobre o tema e escolher alimentos saudáveis que estão mais próximos, bem como ter estímulos para o consumo responsável e conhecer, efetivamente, de onde vem os alimentos.

A programação tem o apoio do Instituto de Desenvolvimento sustentável Baiano (IDSB) e da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte.

Cesol

Os Cesol’s são espaços multifuncionais públicos, de caráter comunitário, que se destinam a articular oportunidades de geração, fortalecimento e promoção do trabalho coletivo baseado na economia solidária. Consistem em estruturas criadas e mantidas por meio de parceria entre o poder público e a sociedade civil organizada.

O Cesol possui uma loja, inaugurada em outubro de 2018, em Guanambi. A estrutura fica localizada na Rua 1º de Maio, 133, no centro da cidade. Os produtos comercializados são oriundos da Economia Solidária e da Agricultura Familiar do território Sertão Produtivo.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas