A prefeitura de Guanambi recebeu um diagnóstico sobre gestão de resíduos sólidos, elaborado pelo Núcleo de Pesquisa em Geotecnia e Saneamento Ambiental (Gesa) do Centro Universitário UniFG. O prefeito Jairo Magalhães recebeu as informações na última quarta-feira (5), das mãos do professor Thomas Marques de Castro, líder do núcleo.
O diagnóstico foi realizado pelo Projeto Reciclar: Abrindo Caminhos, e ajudará o município na elaboração do seu Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). A iniciativa é do Observatório UniFG do Semiárido Nordestino, por meio do Gesa, em parceria com a Prefeitura de Guanambi e com o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Alto Sertão (CDS Alto Sertão).
O Projeto Reciclar foi iniciado em 2018 e objetivou elaborar um diagnóstico de dados para auxiliar nas ações do município de Guanambi frente à gestão adequada dos resíduos sólidos, possibilitando a promoção de políticas públicas mais efetivas. De acordo com o professor pesquisador Thomas Marques de Castro “A partir do trabalho executado e do diagnóstico entregue, as ações do poder público municipal na gestão e gerenciamento dos resíduos sólidos podem ser mais eficazes”.
No ato da entrega, estiveram presentes também o Secretário Executivo do CDS Alto Sertão, Anderson Públio, o Secretário do Meio Ambiente de Guanambi, Jaime Bastos, e pela equipe técnica da pasta.
Plano Municipal de Saneamento Básico
O município de Guanambi iniciou a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) e do e do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) no início deste ano. A última ação divulgada ocorreu em fevereiro e foi a criação dos comitês de acompanhamento do plano.
A Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs) do Estado da Bahia está financiando os projetos nos municípios de Caetité, Guanambi, Jequié e Macaúbas irão ganhar seus Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB) e de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.
A empresa Saneando Projetos de Engenharia e Consultoria Ltda será responsável pela elaboração dos planos nesta cidade, com contrato de R$ 979.329,36 Junto ao Governo do Estado.
Também em fevereiro, foi lançado o programa de Coleta Seletiva e Logística Reversa de Guanambi.