20.4 C
Guanambi
19 C
Vitória da Conquista

Teste rápido detecta que prefeito de Licínio de Almeida contraiu coronavírus

Mais Lidas

O prefeito de Licínio de Almeida, anunciou nesta quinta-feira (06) que foi submetido a um teste rápido para detecção do coronavírus e o resultado foi positivo. Ele usou as redes sociais para publicar um vídeo informando sobre a situação.

Segundo Fred, o teste foi aplicado após ele retornar de uma viagem a Salvador, onde cumpriu agenda durante a semana. Ele disse que ficara até que um novo teste indique o fim da fase aguda da doença. O prefeito disse estar assintomático e que fez o teste por precaução, com o intuito de preservar familiares e a todos com quem tem contato. Ele ressaltou ainda que esteve em Salvador para tratar de assuntos do município pela primeira desde o início da pandemia.

“Nesta semana tive que realizar minha primeira viagem para tratar de assuntos de suma importância do município, hoje no meu retorno realizei um teste rápido que deu positivo para a covid-19. Me encontro sem sintomas e ficarei em isolamento até que um novo teste mostre que estou curado, peço a oração de todos e reafirmo para seguirmos as medidas de isolamento e distanciamento social”, disse o prefeito que também é médico.

A prefeitura de Licínio de Almeida não possui perfis oficiais no Facebook e no Instagram. A última atualização de casos de coronavírus no município ocorreu em 8 de maio, quando o município registrava apenas um caso.

Segundo o boletim da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), são 20 casos confirmados até o momento na cidade. Deste total, 17 pacientes são considerados recuperados e 3 ainda estão ativos com a doença.

O primeiro caso de coronavírus em Licínio de Almeida foi registrado em 22 de abril.

Como funciona os testes rápidos

Os testes rápidos para Covid-19 são usados para detectar a presença de anticorpos, ou seja, uma resposta do organismo quando este teve contato com o vírus, recentemente (IgM) ou previamente (IgG).

Já os exames laboratoriais (RT-PCR), analisam a presença do material genético (RNA) ou “partes” (antígenos) do vírus.

Geralmente, antes do 10º da ação do coronavírus, o resultado pode apresentar falso negativo. No período inicial da doença, o recomendado é a realização do exame laboratorial RT-PCR.

No caso do prefeito de Licínio de Almeida, o resultado aponta que ele ainda está na fase aguda da doença, embora não apresente sintomas, mas já caminhando para a fase tardia.

Gráfico explica melhor momento para a realização de cada tipo de teste

Segundo o prefeito, o teste detectou IgM positivo e o IgG negativo. O esperado para os próximos dias é que o resultado do novo teste tenha o resultado inverso, o que irá indicar que ele estará totalmente recuperado da infecção.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas