32.1 C
Guanambi
25.9 C
Vitória da Conquista

Vitória da Conquista registra aumento de 263% de óbitos por Covid em 30 dias, 80 no total

Mais Lidas

Mais dois óbitos em decorrência das complicações da Covid-19 foram confirmados em Vitória da Conquista nesta terça-feira (11). As informações estão no boletim epidemiológico divulgado no início da noite pela secretaria municipal de Saúde.

Desde o início da pandemia, 80 conquistenses morreram após contraírem o corona vírus. Somente no mês de agosto foram 25 óbitos, média de 2,27 por dia. Nos últimos 30 dias foram 58 óbitos, crescimento 263%. Considerando os 30 dias anteriores, quando foram registrados 17 óbitos, o aumento foi de 341%. (A matéria foi corrigida para substituir o percentual correto de aumento de óbitos).

A pasta ainda aguardo o resulto do exame laboratória de mais um paciente com suspeita de contaminação pela Covid-19.

O 79º óbito foi de um homem de 69 anos, morador do bairro Boa Vista, portador de Hipertensão, Doença cardiovascular, Doença renal crônica, Diabetes Melito e Pneumopatia. Ele estava internado desde o dia 30 de julho no Hospital Samur, onde veio a falecer nesta segunda-feira (10)

Já o 80º óbito foi de uma mulher de 84 anos, moradora do distrito de Cabeceira da Jiboia, portadora de Hipertensão. Ela foi internada no dia 4 de agosto no Hospital São Vicente, onde veio a óbito no último domingo (9). O caso aguardava resultado da investigação laboratorial que apresentou positivo para Covid-19.

Fonte: Secretaria de Saúde

De acordo com o Boletim epidemiológico de hoje, 56 pessoas foram diagnosticadas com a Covid-19 e mais 110 recuperaram-se, totalizando 3.406 casos confirmados e 2.775 recuperados no município. Outros 551 pacientes ainda permanecem em processo de recuperação – 31 internados e 520 em tratamento domiciliar.

A Secretaria de Saúde ainda investiga 5.042 casos notificados que aguardam classificação final, sendo que 4.499 possuem critérios de coleta para exame laboratorial ou Teste Rápido* e 542 aguardam resultado laboratorial de exame RT-PCR. Quanto à evolução do estado de saúde desses pacientes, 3.911 recuperaram-se da Síndrome Gripal, 1.102 estão com sintomas leves de Síndrome Gripal e permanecem em tratamento domiciliar, 28 pacientes estão hospitalizados aguardando o resultado dos exames.

Ocupação dos leitos

Fonte: Sesab

A rede SUS de Vitória da Conquista dispõem de 70 leitos de UTI exclusivos para o tratamento da Covid-19.

Segundo a última atualização da Sesab, há 46 pacientes internados nas UTI’s e a taxa de ocupação é de 66% no momento. Deste total, 25 pacientes estão fazendo o uso de respiradores mecânicos para manutenção dos sinais vitais. São 14 pacientes de Vitória da Conquista e os demais de outros municípios.

Já os 98 leitos clínicos têm 56 pacientes internados.

Além dos pacientes de Vitória da Conquista, há moradores de mais 32 cidades nos leitos da rede SUS – Cordeiros; Itapetinga; Nova Canaã; Itarantim; Barra do Choça; Itororó; Planalto; Barra da Estiva; Mirante; Maetinga; Camacã; Potiraguá; Poções; Ibicuí; Jânio Quadros; Cocos; Tremedal; Jequié; Aurelino Leal; Piripá; Caculé; Itambé; Anagé; Wenceslau Guimarães; Iuiú; Ipiaú; Itabela; Gandu; Ibicaraí; Guarulhos-SP; Guanambi; Brumado.

Pesar

Ainda no boletim deste domingo, a Prefeitura de Vitória da Conquista lamentou por cada uma das pessoas falecidas pela doença e reforçou a necessidade da população manter as medidas de prevenção. “Evite sair de casa sem necessidade e, sempre que sair, use máscaras e higienize mãos e objetos”.

Clique para conferir o Boletim epidemiológico completo.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas