27.6 C
Guanambi
23.1 C
Vitória da Conquista

Guanambi registra mais dois casos de coronavírus, um óbito é investigado

Mais Lidas

Dois novos casos de infecção pelo coronavírus foram confirmados em Guanambi nesta sexta-feira (14). As informações foram disponibilizadas no boletim epidemiológico da secretaria de Saúde, divulgado no início da noite.

Um diagnóstico foi realizado por aplicação de teste rápido e o outro por exame laboratorial RT-PCR. Além disso, mais quatro pacientes foram considerados recuperados da Covid-19. Um paciente internado no Hospital de Campanha com suspeita da doença morreu, no entanto, ainda não há confirmação do diagnóstico para a doença causada pelo coronavírus.

Fonte: Secretaria de Saúde de Guanambi

Ao todo, o município registra 225 casos, sendo que 194 pacientes são considerados recuperados. O número de casos ativos caiu de 33 para 31. Quatro pacientes estão internados em Vitória da Conquista (três confirmados e um com suspeita). Todos são do sexo masculino.

Internados

A secretaria municipal de Saúde divulga o quadro clínico dos pacientes internados. Um dos pacientes, de 39 anos, está internado em um leito clínico em Vitória da Conquista desde de o início da semana. Ele está fazendo uso de oxigênio e medicação oral, com boa evolução.

Também em Vitória da Conquista há dois pacientes internados em UTI, um de 82 anos que continua em estado grave, com ventilação mecânica (respirador) e fazendo uso de hemodiálise. O outro, de 56 anos, está com quadro estável em desmame de suporte de oxigênio, com expectativa de ser transferido para um leito clínico desde anteontem.

o quatro paciente do município internado em Vitória da Conquista ainda não teve a confirmação se contraiu a Covid-19. Ele tem 56 e está em um leito clínico fazendo uso de oxigênio e aguardando o resultado do exame laboratorial.

Já o paciente internado em Guanambi, de 42 anos, morreu pouco depois das 12h após o seu quadro clínico apresentar piora. No entanto, o óbito não é contabilizado como por Covid-19, uma vez que o resultado dos exames ainda não foi divulgado.

Segundo a secretaria de Saúde, ele foi admitido no PA Covid após ser levado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), apresentando quadro de dor abdominal e falta de ar intensa. Devido à gravidade do seu estado de saúde, ele foi levado para uma das salas de estabilização do Hospital de Campanha, onde foi entubado. Os exames realizados no local indicaram que a vítima estava com pneumonia e alterações metabólicas na glicose. O resultado para Covid-19 deve sair nos próximos dias.

Fonte: Secretaria de Saúde

Até o momento, não há registro de óbitos em Guanambi com confirmação da Covid-19.

Novos Casos

Os novos casos foram registrados em um paciente do sexo masculino e outro do sexo feminino. Um tem entre 10 e 19 anos e o outro de 30 a 49 anos. Ambos apresentam sintomas da Covid-19 e nenhum possui comorbidades.

Eles são moradores dos bairros Liberdade e Por do Sol.

Desde o início da pandemia, 107 pacientes tiveram resultado positivo no exame PCR, 779 negativo e 36 ainda aguardam resultado de exames. Já os testes rápidos detectaram 118 positivos e 2.833 negativos. Nesta sexta-feira, apenas um resultado de exame laboratorial foi divulgado e teve resultado positivo.

O pronto atendimento médico dedicado ao tratamento da Covid-19 já atendeu 1.646 pessoas com Síndromes Gripais. No local foram realizados 565 testes rápidos, 459 exames laboratoriais, 46 exames de Raio-X e 8 tomografias.

Desde o início da pandemia, 14 pacientes que procuraram atendimento ficaram internados, outros 4 ficaram internados no Hospital de Campanha.

O boletim informa sobre a sintomologia da doença. Entre os infectados pelo coronavírus em Guanambi, 100 são ou foram assintomáticos e outros 123 desenvolveram sintomas como febre, tosse, dor de garganta, dispneia e falta ou perda total do paladar e olfato.

São 29 pacientes com algum tipo de comorbidade, sendo 62,7% do sexo masculino e 37,3% do sexo feminino.

Fonte: Secretaria de Saúde

Também foram divulgados dados sobre profissionais de saúde contaminados. Até o momento 39 trabalhadores desse setor contraíram o vírus, médicos (9) e técnicos de enfermagem (9) são os mais afetados.

Casos por bairros

41 Casos – Bairro Belo Horizonte

19 Casos – Bairro São Francisco

13 Casos – Bairro Bela Vista

12 Casos – Bairro Vomitamel

10 Casos – Bairro Alvorada

08 Casos – Centro

07 casos –  Bairro Novo Horizonte – Bairro Sandoval Moraes – Bairro Vila Nova

06 casos – Bairro Santa Catarina –  Bairro Ipiranga – Bairro BNH

05 casos – Bairro Brindes – Bairro Paraíso

04 Casos –  Bairro Residencial dos Pássaros – Bairro Beija Flor – Bairro Morada Nova

03 Casos – Bairro Araújo – Bairro Santo Antônio – Bairro São Sebastião – Bairro Alto Caiçara – Bairro Brasília – Bairro Anita Cardoso

02 casos – Bairro Bom Jesus – Bairro Jardim São João – Residencial Gurungas – Bairro Santa Luzia – Bairro Monte Pascoal – Bairro Residencial Massaranduba – Bairro Liberdade

01 caso – –  Bairro Candeal – Bairro Floresta –  – Bairro Leolina de Sá – Bairro Loteamento Sandoval Moraes 2 – Bairro Monte Azul – Bairro Renascer –  Bairro Aeroporto Velho – Bairro São Vicente –  Bairro São José – Bairro Marabá – Bairro Industrial – Sítio Vomitamel – Bairro Alazão – Bairro Nova Esperança – Bairro Beneval Boa Sorte – Bairro Ipanema – Bairro Por do Sol.

Zona Rural e Distritos

02 Zona Rural
03 Distrito de Morrinhos
07 Distrito de Mutãs

Nessas localidades, a secretaria de Saúde recomenda que as  medidas de distanciamento e práticas de higiene sejam redobradas.

Monitoramento

A Atenção Básica tem orientado sobre a importância do isolamento social dos pacientes testados positivo e das pessoas que residem no mesmo domicilio, mesmo que assintomáticos, assim os profissionais da secretaria de saúde, realizam ligações diariamente durante 14 dias a esses pacientes com o intuito de monitorar os sintomas e orientações. Atendimentos e tele atendimentos psicológicos estão sendo ofertados aos pacientes com suspeita e confirmados de Covid-19, e aos profissionais da linha de frente da secretaria de saúde, até o momento foram realizados 266 atendimentos.

Nesta situação de enfrentamento à pandemia, as Barreiras Sanitárias, instaladas nas entradas do município desde o dia 24 de março, conseguiram catalogar 366.178 veículos e 778.556 pessoas.

Ainda há 643 pessoas vindas de áreas de risco em monitoramento e 12.155 já receberam alta do monitoramento.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas