28.3 C
Guanambi
19.5 C
Vitória da Conquista

Guanambi registra 63 casos de coronavírus na semana

Mais Lidas

Mais nove novos casos de infecção pelo coronavírus foram confirmados em Guanambi neste sábado (22). As informações foram disponibilizadas no boletim epidemiológico da secretaria de Saúde, divulgado no início da noite. Um diagnóstico foi realizado por exame laboratorial PCR e oito por aplicação de teste rápido. Mais dois pacientes foram considerados recuperados da Covid-19.

A quantidade de novos casos confirmados e de casos suspeitos subiu consideravelmente nos últimos dias. Foram 63 durante a semana, média de nove por dia. O número é maior do que o dobro dos casos registrados na semana anterior, quando 31 pacientes testaram positivo. Restam ainda 97 pacientes aguardando resultado dos exames.

Fonte: boletins da Secretaria de Saúde

Também nesta mesma semana foi registrado o primeiro óbito de paciente com Covid-19 no município. Um idoso de 82 anos morreu na madrugada deste sábado em um leito de UTI do Hospital São Vicente, em Vitória da Conquista.

Nesta sexta-feira, a prefeitura de Guanambi publicou um novo decreto estendendo até 31 de agosto as medidas restritivas de isolamento social, mantendo todas as flexibilizações.

Ao todo, o município registra 298 casos, sendo que 219 pacientes são considerados recuperados. O número de casos ativos subiu de 72 para 78. Três pacientes estão internados em Guanambi, no Hospital de Campanha e no Pronto Atendimento.

Internados

Uma mulher de 52 anos teve alta para terminar a recuperação em casa após diagnóstico confirmado para a Covid-19. Ela ficou internada no Pronto Atendimento e chegou a necessitar de suporte de oxigênio.

Um homem de 40 anos, internado no Hospital de Campanha, teve o diagnóstico confirmado para a Covid-19 neste sábado. Ele continua fazendo uso de oxigênio e com quadro estável. Já a mulher de 67 anos também teve o diagnóstico confirmado. Ela continua internada no Pronto Atendimento, também com quadro estável e em fase de desmame do oxigênio.

A última paciente a ser internada é uma idosa de 94 com sintomas da doença. Ela aguarda o resultado do exame em um dos leitos do Pronto Atendimento, com quadro estável e com uso de oxigênio.

Fonte: Secretaria de Saúde

Novos Casos

Os novos casos foram registrados em cinco pacientes do sexo masculino e quatro pacientes do sexo feminino. Um é uma criança na faixa de 0 a 9 anos, outro tem entre 10 e 19 anos, três têm entre 20 e 29 anos, dois entre 30 e 39 anos, um entre 40 e 59 anos e um com mais de 60 anos. Cinco estão assintomáticos e os outros quatro apresentam sintomas da Covid-19. Um deles possui comorbidades.

Eles são moradores dos bairros Alto Caiçara (3), Vomitamel, Paraíso, Pôr do Sol, Sítio Vomitamel e Residencial Massaranduba além de um da zona rural.

Desde o início da pandemia, 142 pacientes tiveram resultado positivo no exame PCR, 879 negativo e 97 ainda aguardam resultado de exames. Já os testes rápidos detectaram 156 positivos e 3.014 negativos. Neste sábado, quatro resultados de exame laboratorial foram divulgados e três tiveram resultado negativo.

O pronto atendimento médico dedicado ao tratamento da Covid-19 já atendeu 1.925 pessoas com Síndromes Gripais. No local foram realizados 632 testes rápidos, 730 exames laboratoriais, 59 exames de Raio-X e 12 tomografias.

Desde o início da pandemia, 17 pacientes que procuraram atendimento ficaram internados, outros 6 ficaram internados no Hospital de Campanha.

O boletim informa sobre a sintomologia da doença. Entre os infectados pelo coronavírus em Guanambi, 128 são ou foram assintomáticos e outros 170 desenvolveram sintomas como febre, tosse, dor de garganta, dispneia e falta ou perda total do paladar e olfato.

São 39 pacientes com algum tipo de comorbidade, sendo 59,7% do sexo masculino e 40,3% do sexo feminino.

Fonte: Secretaria de Saúde

Também foram divulgados dados sobre profissionais de saúde contaminados. Até o momento 44 trabalhadores desse setor contraíram o vírus, médicos (10) e técnicos de enfermagem (9) são os mais afetados.

Casos por bairros

Fonte: Observatório UniFG

42 Casos – Bairro Belo Horizonte

20 Casos – Bairro São Francisco

17 casos – Bairro Bela Vista

16 Casos – Centro- Bairro Vomitamel

15 Casos –  – Bairro Alvorada

13 Casos – Bairro Alto Caiçara

10 Casos – Bairro Vila Nova – Bairro Paraíso

08 Casos – Bairro Novo Horizonte – Bairro Ipiranga

07 casos –  Bairro Sandoval Moraes –  – Bairro Santo Antônio – Bairro Santa Catarina – Bairro Brindes

06 casos – Bairro BNH

05 casos – Bairro Residencial dos Pássaros – Bairro Brasília – Bairro Beija Flor – Bairro Araújo

04 Casos – Bairro Morada Nova

03 Casos – Bairro São Sebastião –  Bairro Anita Cardoso – Bairro Ipanema – Bairro Liberdade- Bairro Pôr do Sol – Bairro Sítio Vomitamel – Bairro Residencial Massaranduba

02 casos – Bairro Bom Jesus – Bairro Jardim São João – Residencial Gurungas – Bairro Santa Luzia – Bairro Monte Pascoal –  – Bairro Marabá – Bairro Monte Azul

01 caso – Bairro Aeroporto Velho – Bairro Alazão – Bairro Beneval Boa Sorte – Bairro Candeal – Bairro Floresta – Bairro Industrial – Bairro Leolina de Sá – Bairro Loteamento Sandoval Moraes 2 – Bairro Nova Esperança – Bairro Renascer – Bairro Santo André – Bairro São José – Bairro Vasconcelos – Bairro Deus Dará

Zona Rural e Distritos

05 Zona Rural
03 Distrito de Morrinhos
07 Distrito de Mutãs

Nessas localidades, a secretaria de Saúde recomenda que as  medidas de distanciamento e práticas de higiene sejam redobradas.

Monitoramento

A Atenção Básica tem orientado sobre a importância do isolamento social dos pacientes testados positivo e das pessoas que residem no mesmo domicilio, mesmo que assintomáticos, assim os profissionais da secretaria de saúde, realizam ligações diariamente durante 14 dias a esses pacientes com o intuito de monitorar os sintomas e orientações. Atendimentos e tele atendimentos psicológicos estão sendo ofertados aos pacientes com suspeita e confirmados de Covid-19, e aos profissionais da linha de frente da secretaria de saúde, até o momento foram realizados 318 atendimentos.

Nesta situação de enfrentamento à pandemia, as Barreiras Sanitárias, instaladas nas entradas do município desde o dia 24 de março, conseguiram catalogar 389.515 veículos e 826.804 pessoas.

Ainda há 586 pessoas vindas de áreas de risco em monitoramento e 12.964 já receberam alta do monitoramento.

 

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas