32.1 C
Guanambi
25.9 C
Vitória da Conquista

Meteorologia aponta intensificação do calor em Guanambi na próxima semana

Mais Lidas

Os últimos dias de inverno em Guanambi prometem ser bem quentes segundo as previsões meteorológicas. Os próximos sete dias ainda terão registros de temperaturas mais amenas, no entanto, a partir do fim da próxima semana as máximas poderão superar a casa dos 35ºC.

A previsão aponta para um início de primavera seco e bastante quente, com poucas chances de chuva até meados de outubro. Os modelos meteorológicos apontam para o registro do primeiro pico de calor da estação até o fim deste mês, com temperaturas chegando próximas à marca de 40ºC.

Entretanto, a tendência é de que as temperaturas fiquem mais amenas entre outubro e novembro, com pouca probabilidade de novos picos de calor acima de 35ºC. As madrugadas e manhãs também deverão permanecer mais frescas pelo menos até o fim da primeira metade da primavera, com mínimas não muito distantes dos 20ºC, salvo alguns dias onde deve começar a fazer calor logo nas primeiras horas da manhã.

Nos últimos dias, o guanambiense já vem experimentando o aumento do calor, com temperaturas superando os 32ºC nas horas mais quentes do dia. A baixa umidade relativa do ar, constantemente abaixo de 20%, e os ventos fortes e intensos têm contribuído para a diminuição da temperatura a noite e principalmente de madrugada, deixando as mínimas próximas de 20ºC.

Chuvas

A Agência Sertão monitora há dois meses a previsão para as primeiras chuvas significativas na região. Ao contrário de 2019, que terminou com pouca precipitação, os modelos meteorológicos têm apontado constantemente o início das chuvas expressivas a partir da segunda quinzena de outubro, com chuvas mais regulares em novembro e também no início de dezembro.

Nesta quinta-feira (10), Guanambi completou 148 dias de estiagem agrícola, período sem chuva significativa de pelo menos 10 mm.

Também nesta quinta-feira, a Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos anunciou oficialmente as condições de La Niña para 2020. Segundo o NOAA, a condição de La Niña deve permanecer até o Verão no hemisfério sul. Historicamente,  o fenômeno traz menos chuva na primavera, verão e outono no Sul do Brasil e um aumento das precipitações na Região Nordeste.

Ainda de acordo com a publicação do NOAA, o pico do La Niña deve acontecer entre os meses de novembro e janeiro.

Última temporada chuvosa

Cheia do riacho Belém em Guanambi no mês de Janeiro – Rômulo Gonçalves – Take Produções

As chuvas que caíram entre o final de 2019 e início de 2020 na região de Guanambi foram as mais volumosas desde 2006. No centro da cidade, o pluviômetro da Agência Sertão registrou acumulado de 802 mm, 200 mm a mais do que o registrado pelo mesmo pluviômetro no período anterior. Em algumas regiões mais altas, próximas à Serra Geral, como nas regiões dos distritos de Guirapá (Pindaí) e Morrinhos (Guanambi), alguns moradores registraram acumulados de até 1.100 mm.

Toda essa chuva contribuiu para amenizar a seca característica da região. Embora ainda falte pelo menos dois meses para as próximas chuvas, a paisagem vista agora é bem diferente do que se via há um ano. Ainda há bastante água retida nas lagoas, barragens e represas, e ainda corre por alguns rios e córregos nas regiões de maior altitude, o que é bastante raro nesta região semiárida.

Reservatórios

Lago da Barragem de Ceraíma – Guanambi (BA) / Foto: Tiago Marques | Agência Sertão

Os principais reservatórios de água de Guanambi perderam pouco volume após 148 dias de estiagem. O lago da barragem do Poço do Magro atingiu seu maior volume no final de abril, 69%. Passados três meses, o volume ainda está em cerca de 53%, segundo a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf).

Já a barragem de Ceraíma chegou a 100% de sua capacidade ao final do período chuvosos. Mesmo com o uso múltiplo da água, incluindo abastecimento do Perímetro Irrigado e entorno, além da complementação do sistema de abastecimento humano, o reservatórios ainda possui 88,3% de sua capacidade.

Os dois reservatórios do município de Urandi, Estreio e Cova da Mandioca, estão em situações diferente dos reservatórios de Guanambi. O primeiro chegou a ter 44% de seu volume útil no fim de abril e agora está com 27%, enquanto o segundo atingiu 21% e agora está com apenas 10%.

Rio São Francisco

Rio São Francisco em Carinhanha (BA) – Foto: Tiago Marques | Agência Sertão

Os três grandes reservatórios do rio São Francisco estão com volumes bastante significativos. Três Marias, em Minas Gerais, armazena 74,56% de sua capacidade, enquanto Sobradinho e Itaparica, ambos na Bahia, têm 73,04% e 78,95% respectivamente.

O bom volume nas hidroelétricas garante a defluência regulada em todo o curso do Velho Chico, deixando no passado as imagens do rio bastante seco registradas nos anos anteriores.

Veja: Após seca mais severa da história, rio São Francisco tem maior cheia em oito ano

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas