29.9 C
Guanambi
22.2 C
Vitória da Conquista

Professores e pais de alunos questionam retorno das aulas presenciais em Brumado

Mais Lidas

O município de Brumado foi o primeiro na Bahia a anunciar o retorno das aulas presenciais, desde o seu cancelamento em março, devido a pandemia do coronavírus. Uma portaria publicada na edição da última terça-feira (1º) do Diário Oficial do Município estabeleceu a volta às aulas presenciais da rede municipal de ensino, no próximo dia 21.

Diante disso, uma reportagem do BATV exibida na noite desta quarta-feira (9) na Rede Bahia, afiliada da Rede Globo no Estado, destacou que a decisão vem sendo criticada por pais e professores.

Uma das mães entrevistadas na reportagem reconhece as limitações do ensino a distância, no entanto, considera mais seguro no momento esta modalidade de ensino. “Independente de protocolos, aulas presenciais somente com vacina. Eu trabalho em creche e é uma realidade muito distante da nossa pensar que essas crianças de três anos possam cumprir algum protocolo”, pontua a mãe e professora Elianar Guimarães.

Outra mãe pondera que não enviará o seu filho de cinco anos para escola, tendo em vista os cuidados e prevenção à covid-19. “Ele não vai ter esse hábito de ficar lavando as mãos a todo momento”, explica Luzinete da Silva.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB) informou à reportagem que esse ainda não é o momento para o retorno de aulas presenciais, uma vez que o município já ultrapassou os mil casos confirmados da doença. “O ano letivo fica prejudicado quando falamos em conhecimento, mas isso nós conseguiremos recuperar. A vida a gente não recupera”, afirma o presidente da APLB de Brumado, André Azevedo.

As aulas presenciais estão suspensas desde o dia 19 de março no município por causa da pandemia do novo coronavírus.

Sobre o assunto, o governador Rui Costa (PT) disse nesta quarta-feira (9) que prefeitos da região de Brumado, podem retomar as aulas caso os mesmos tenham segurança. Rui declarou que a região, que tem cidades como Guanambi e Caetité, é a com menor taxa de contágio da Covid-19 no estado desde o início da pandemia. “Aquela região é a com menor taxa de contaminação. Desde o início, as taxas sempre foram muito baixas. Se o município está seguro, não vejo porque não retomar”, disse o governador.

Em relação às escolas estaduais dos municípios da região, Rui voltou a dizer que não teria como estabelecer data de retorno. A ideia é ter calendário único para todas as escolas estaduais. “Na rede estadual, nós vamos aguardar um pouco mais. Até porque eu não posso voltar por município. Se eu pudesse retomar a rede estadual por município, eu faria, mas eu não posso fazer retomar uma parte e outra não voltar, por que como é que eu faço com o ano letivo estadual?”, indagou.

Portaria

Segundo a portaria municipal, o retorno às aulas, após seis meses de inatividade, será facultativo aos estudantes nos 30 primeiros dias. Neste período, os pais  poderão decidir se irão permitir que os filhos compareçam às aulas ou se continuarão estudando apenas por atividades remotas.

Estabelece ainda uma série de medidas a serem adotadas pela secretaria de Educação, diretores de escolas, professores, estudantes e pais. À pasta cabe orientar as equipes escolares quanto às diretrizes e normas necessárias ao planejamento e realização do ensino presencial e não presencial e acompanhar a realização das atividades escolares.

A secretaria irá garantir a distribuição de materiais de higiene e desinfecção para estudantes, professores e demais funcionários, além de fornecer os equipamentos de proteção individual para toda a comunidade escolar.

Já aos gestores escolares ficou estabelecida uma série de competências, como a realização do rearranjo dos calendários letivos e todo o planejamento para o retorno e andamento das aulas. Aos professores fica a atribuição de desenvolver as atividades como videoaulas, áudio-aulas, roteiros de estudos, atividades impressas, entre outras atribuições.

Por fim, aos estudantes ficam as obrigações de organizar a rotina de estudos e respeitar os protocolos sanitários de biossegurança. Aos pais fica a responsabilidade de garantir que os filhos cumpram a quarentena de 4 dias caso apresentem sintomas gripais ou se algum familiar testar positivo para a Covid-19, bem como avisar a direção da escola caso ocorra algumas das duas hipóteses.

Ainda segundo a portaria, para cumprimento da carga horária mínima de 800 horas, prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, o calendário escolar deverá ser atualizado, considerando as aulas realizadas antes da pandemia, atividades pedagógicas não presencias durante a suspensão das aulas e as aulas presenciais e não presenciais futuras.

Covid-19 em Brumado

O município de Brumado registrou mais oito casos de coronavírus, nesta quarta-feira (9). A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Boletim Epidemiológico.

Com os novos registros, o município ultrapassou a marca de mil casos da doença, chegando a 1.003 precisamente. Deste total, 891 pacientes são considerados recuperados e 100 permanecem com o vírus ativo. Seis pacientes estão internados e 78 pessoas  com suspeita da doença aguardam resultado de exame laboratorial.

O município alcançou a marca de 500 casos no dia 31 de julho e demorou 40 dias para dobrar este número.

Além disso, 12 óbitos foram registrados em pacientes de Brumado em decorrência da covid-19. O último foi confirmado neste sábado (5). A Secretaria de Saúde não forneceu detalhes como  – idade, sexo e o histórico de comorbidades do paciente, tão pouco quanto ao local de internação.

Agosto foi até o momento o pior mês da pandemia em Brumado. Foram registrados  378 novos casos da Covid-19, média de 12,1 casos por dia. Além disso, cinco pacientes que contraíram a doença evoluíram a óbito.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas