33.4 C
Guanambi
25.7 C
Vitória da Conquista

Convenções aprovaram sete candidatos à prefeitura de Vitória da Conquista, veja quem são

Mais Lidas

As convenções partidárias ocorridas até a última quarta-feira (16) aprovaram sete candidaturas à prefeitura de Vitória da Conquista. Eles disputarão os votos de 231.176 eleitores aptos a votar nas próximas eleições. O número de candidatos a prefeito é menor do que o registrado em 2016, quando oito nomes concorreram ao cargo.

O município possui 26 partidos aptos a lançar candidaturas ou fazer coligações, boa parte estará presente nas eleições. O período de registro de candidatura vai até o dia 26, no dia seguinte está liberado o início de campanha. Até lá, fica proibido pedir voto pessoalmente e pela internet.

O único partido que registrou seus candidatos no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até o momento foi o Psol, que terá candidato a prefeito e cinco candidatos a vereador.

A partir do momento do registro das candidaturas, a Justiça Eleitoral abre o prazo para impugnação e análise dos pré-requisitos exigidos para o pleito.

Até o momento, não foram divulgadas pesquisas de intenção de voto no município, no entanto, há um certo favoritismo do atual prefeito Herzem Gusmão (MDB) e do deputado estadual e ex-prefeito Zé Raimundo (PT) para a disputa de um eventual segundo turno repetindo o ocorrido em 2018, quando Gusmão venceu com 57,58% dos votos.

Entretanto, a dinâmica política pode trazer alguma surpresa, já que haverá várias opções para os eleitores, embora algumas candidaturas representem pouca expressão política no município.

Veja quem são os candidatos à prefeitura de Vitória da Conquista aprovados em convenção.

David Salomão (PRTB)

Reprodução / Câmara de Vitória da Conquista

No último domingo (13), a candidatura do vereador David Salomão à Prefeitura de Vitória da Conquista pelo PRTB foi oficializada. Ele terá como candidata a vice Ariana Mota Ferraz. A coligação contará com o partido Patriotas.

David Salomão dos Santos Lima tem 38 anos e é natural de Alagoinhas. Ele está no seu primeiro mandato como vereador. Sua primeira eleição foi em 2012, pelo PCdoB, mas acabou não concorrendo, pois o registro de candidatura foi indeferido por seu não ter sido escolhido em convenção partidária.

Foi candidato a Deputado Federal pelo PTC em 2014, obtendo 5.667. Eleito pelo mesmo partido a vereador em 2016, com 969 votos, o eleito menos votado na ocasião. Em 2018 voltou a se candidatar a deputado federal, desta vez pelo PRTB, conseguindo 38.277. Em Vitória da Conquista ele teve 23.221 votos.

O PRTB é o mesmo partido do vice-presidente Hamilton Mourão. Salomão faz sucesso entre os eleitores do presidente Jair Bolsonaro e seus vídeos costumam viralizar na internet.

Professor Ferdinand (PSOL)

Reprodução / Redes Sociais

O Psol foi o primeiro partido de Vitória da Conquista a registrar candidatura para as eleições municipais do dia 15 de novembro. Além dos nomes para prefeito e vice, também foram registradas candidaturas à câmara municipal.

O escolhido para representar o partido na disputa majoritária foi Ferdinand Martins da Silva, professor assistente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). O candidato tem 57 anos e atua na área de Física, possuindo título de doutorado em educação e ciências.

Esta será a segunda vez que ele tentará disputar uma eleição para prefeito de Vitória da Conquista. Em 2004, o professor Ferdinand foi candidato pelo PSTU, à época, ele não conseguiu o deferimento de sua candidatura. (veja mais informações sobre o candidato a prefeito)

Para a candidatura ao cargo de vice-prefeito, o partido escolheu psicólogo Paulo Souza Monteiro, de 33 anos. (veja mais informações sobre o candidato a vice-prefeito)

O plano de governo dos candidatos foi dividido em 8 eixos, com propostas para a Saúde, Educação, Sustentabilidade Ambiental e Proteção Animal, Mobilidade e Acessibilidade Urbana e Rural, Economia Popular e Solidária e Gestão Pública, Direitos Humanos e Respeito à Diversidade, Cultura e Arte e Esporte e Lazer. (veja o plano de governo).

Para a câmara municipal, o Psol registrou cinco candidaturas. Clique sobre os nomes para informações completas. (veja os nomes)

Cabo Herling (PSL)

Foto: Blog do Anderson

O nome escolhido pelo PSL para a disputa à prefeitura de Vitória da Conquista foi o de Herling Santos Conceição, o cabo Herling. Os 46 anos, natural de Vitória da Conquista, o policial militar irá concorrer à sua quinta eleição.

Ele terá com candidato a vice-prefeito o professor Amâncio, do mesmo partido. O PSL não terá candidatos a vereador.

O político foi candidato a câmara pelo PDT em 2008, pelo PP em 2012 e pelo até pelo PT, nas eleições de 2016. Em 2018, Herling deu uma guinada à direita e foi para o PRTB, onde foi candidato a deputado estadual, mas teve a candidatura indeferida.

Herzem Gusmão (MDB)

Reprodução

Herzem Pereira Gusmão é candidato à reeleição à prefeitura de Vitória da Conquista pelo PMDB. A Convenção Municipal conjunta do MDB, Democratas e PT, ocorrida no último dia (9), oficializou a candidatura.

Ele terá como candidata a vice-prefeita a presidente licenciada da Câmara dos Dirigentes Logistas de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (DEM), que é filha da atual vice-prefeita, Irma Lemos.

Gusmão tem tem 70 anos e é natural de Vitória da Conquista e fez carreira na cidade como radialista e redator. Antes de ser eleito com 57,58% dos votos em 2016, ele tentou ocupar o cargo de prefeito por duas vezes sem sucesso, em 2008 e 2012, e de deputado federal também por duas vezes, em 2014 e 2018.

Zé Raimundo (PT)

José Raimundo Fontes de 70 anos é mais uma vez candidato a prefeito pelo Partido dos Trabalhadores. Ele terá Luciana Oliveira (PCdoB) como candidata a vice-prefeita. Eles concorrerão pela coligação Conquista do Futuro (PT, PCdoB, PSB, PL e PDT).

Zé Raimundo é natural de Pojuca. Professor da Uesb, conquistou seu primeiro cargo eletivo nas eleições de 2000, ao ser eleito vice-prefeito. Em 2002 ele assumiu o mandato e foi reeleito em 2004.

Atualmente, Zé Raimundo está em seu terceiro mandato como deputado estadual.

Maris Stella (Rede)

Maris Stella Schiavo Novaes será a candidata à prefeita de Vitória da Conquista pela Rede. Ela terá como candidato a vice-prefeito Leone Gomes.

Profissionalmente ela atua no Museu Regional de Vitória da Conquista e faz mestrado em Museologia. A candidata é conhecida na cidade por atuação em movimentos sociais.

Romilson Filho (PP)

Divulgação

O empresário Romilson Filho será o candidato do PP à prefeitura de Vitória da Conquista. Ele terá como como candidato a vice-prefeito o também empresário Kleber Avelino, conhecido como Doutor Saúde, do Solidariedade.

Romilson tem 53 anos e foi candidato a vereador não eleito em 2012. Ele também se colocou como pré-candidato a prefeito em 2016, mas acabou não concorrendo.

A candidatura de Romilson terá apoio de cinco partidos. Além do PP, Partido Trabalhista Cristão (PTC), Partido Liberal (PL), Cidadania e Solidariedade (SD) formam a coligação.

Notícias Relacionadas

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta

Últimas