22.6 C
Guanambi
16.5 C
Vitória da Conquista

Escolas estão sendo preparadas para retorno às aulas em Brumado

Mais Lidas

Na próxima segunda-feira (21), as aulas presenciais serão retomadas na rede municipal de ensino de Brumado. Nos primeiros trinta dias, o retorno às escolas será facultativo. A regulamentação foi efetivada, por meio de uma portaria publicada na edição, do dia 1º de setembro, do Diário Oficial do Município.

O Ministério Público do Estado pediu na justiça a suspensão da volta às aulas na cidade, no entanto, a Justiça indeferiu o pedido. Com isso, as escolas já começaram a se preparar para receber os alunos.

De acordo com o site Achei Sudoeste, marcações, horizontais e verticais, estão sendo feitas nas escolas no intuito de organizar a questão do distanciamento entre os alunos, inclusive dentro das salas.

Além disso, será disponibilizado álcool para limpeza das mãos e cada aluno deverá levar sua própria garrafa com água, mesmo que possa reabastecer nas escolas, bem como, nenhum aluno, professor ou servidor poderá adentrar às unidades sem máscara protetiva. As informações foram repassadas pelo prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) ao site.

O gestor pontuou que, conforme a demanda de alunos for aumentando, novas turmas serão formadas a fim de evitar muitos estudantes em uma mesma sala. Por fim, o prefeito acredita que, no município, a evasão escolar pós-pandemia não chegue a 5%, número que está dentro do previsto.

Portaria

Segundo a portaria municipal, o retorno às aulas, após seis meses de inatividade, será facultativo aos estudantes nos 30 primeiros dias. Neste período, os pais poderão decidir se irão permitir que os filhos compareçam às aulas ou se continuarão estudando apenas por atividades remotas.

Estabelece ainda uma série de medidas a serem adotadas pela secretaria de Educação, diretores de escolas, professores, estudantes e pais. À pasta cabe orientar as equipes escolares quanto às diretrizes e normas necessárias ao planejamento e realização do ensino presencial e não presencial e acompanhar a realização das atividades escolares.

A secretaria irá garantir a distribuição de materiais de higiene e desinfecção para estudantes, professores e demais funcionários, além de fornecer os equipamentos de proteção individual para toda a comunidade escolar.

Já aos gestores escolares ficou estabelecida uma série de competências, como a realização do rearranjo dos calendários letivos e todo o planejamento para o retorno e andamento das aulas. Aos professores fica a atribuição de desenvolver as atividades como videoaulas, áudio-aulas, roteiros de estudos, atividades impressas, entre outras atribuições.

Por fim, aos estudantes ficam as obrigações de organizar a rotina de estudos e respeitar os protocolos sanitários de biossegurança. Aos pais fica a responsabilidade de garantir que os filhos cumpram a quarentena de 4 dias caso apresentem sintomas gripais ou se algum familiar testar positivo para a Covid-19, bem como avisar a direção da escola caso ocorra algumas das duas hipóteses.

Ainda segundo a portaria, para cumprimento da carga horária mínima de 800 horas, prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, o calendário escolar deverá ser atualizado, considerando as aulas realizadas antes da pandemia, atividades pedagógicas não presencias durante a suspensão das aulas e as aulas presenciais e não presenciais futuras.

Covid-19 em Brumado

Até o momento, o município registrou 1.181 casos de infecção pelo coronavírus. Desses, 1.033 pacientes são considerados recuperados, enquanto 133 estão com o vírus ativo e sete pessoas estão hospitalizadas. As informações foram disponibilizadas no boletim epidemiológico da secretaria de saúde, nesta quinta-feira (17).

O município alcançou a marca de 500 casos no dia 31 de julho e demorou 40 dias para dobrar este número.

Além disso, a Secretaria de Saúde registrou 15 óbitos, em pacientes de Brumado, por complicações da covid-19. O último foi registrado no dia 13 de setembro. A pasta não informou detalhes sobre a vítima, como sexo, idade, comorbidades, tempo e local de internação.

Agosto foi até o momento o pior mês da pandemia em Brumado. Foram registrados  378 novos casos da Covid-19, média de 12,1 casos por dia. Além disso, cinco pacientes que contraíram a doença evoluíram a óbito, nesse período.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas