24.2 C
Guanambi
19 C
Vitória da Conquista

Dois incêndios consumiram mais de 150 hectares de vegetação em Guanambi

Mais Lidas

Anúncio

Em menos de três dias, mais dois incêndios de grandes proporções foram registrados em Guanambi. O primeiro foi combatido pela brigada de incêndio da Superintendência de Trânsito de Guanambi (Smtran). O fogo iniciou por volta das 13h deste domingo (27), na fazenda Lapinha e fazenda Buqueirão, estrada velha de Mutãs (km 5).

De acordo com a Smtran, as chamas consumiram cerca de 70 a 90 hectares de pastagem na zona rural de Guanambi, sendo necessário a utilização de duas unidades de combate a incêndio, além de dois caminhões pipa de apoio. O fogo só foi controlado por volta das 18h.

No entanto, a Agência Sertão teve acesso a imagens de satélite de monitoramento, que estimou que o incêndio consumiu 114 hectares.

Divulgação | Firms

Segundo incêndio

Um outro incêndio foi registrado na mesma região, próximo à barragem do Poço do Magro, neste domingo (27). Satélites de monitoramento registram e estimaram que o fogo consumiu cerca de 70,1 hectares de vegetação.

Divulgação | Firms

Segundo a Smtran, a brigada de incêndio não conseguiu se deslocar até o segundo incêndio, tendo em vista que todo efetivo foi utilizado no primeiro foco. Conforme, o órgão as chamas também iniciaram às 13h e foram controladas às 17h.

As queimadas na zona rural e em terrenos baldios vem sendo recorrentes em Guanambi. Na última quinta-feira (24), um incêndio consumiu cerca de 20 hectares de pastagem na zona rural do município. Um dia antes, na quarta-feira (23), vários incêndios foram registrados em lotes e áreas de vegetação.

As imagens de satélite ainda registraram mais dois incêndios, um próximo à divisa com Candiba, e outro às margens da BA-573 (estrada de Malhada). Juntos resultaram na destruição de cerca de 100 hectares.

Incêndios na região

O tempo quente e seco característico desta época do ano contribui para o surgimento de grandes queimadas. Nas duas semanas anteriores foram registradas altas temperaturas na região e a umidade relativa do ar chegou a níveis críticos.

Além disso, a vegetação seca devido há mais de 160 dias sem chuva significativa, deixa o período mais propício a grandes queimadas, sobretudo em vegetações na zona rural.

Além de Guanambi, outras cidades da região vem registrando queimadas. Um incêndio de grandes proporções consumiu uma área de vegetação próximo à cidade de Caetité, no dia 20 de setembro.

Anúncio

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas