25.8 C
Guanambi
20.8 C
Vitória da Conquista

Guanambi registra mais dois casos de coronavírus e faz testagem em profissionais de saúde

Mais Lidas

Mais dois casos de infecção pelo coronavírus foram confirmados em Guanambi nesta quinta-feira (1º). As informações foram disponibilizadas no boletim epidemiológico da secretaria de Saúde, divulgado no início da noite.

Um caso foi detectado por meio de exame laboratorial RT-PCT e um por aplicação de teste rápido. Mais sete pacientes foram considerados recuperados da Covid-19.

Ao todo, o município registra 606 casos, sendo que 566 pacientes são considerados recuperados. O número de casos ativos caiu de 41 para 36. Quatro pacientes morreram e três estão hospitalizados.

O quarto óbito em decorrência do coronavírus foi registrado nesta quarta-feira (30). A vítima foi um idoso de 87 anos que estava internado em Vitória da Conquista desde a semana passada.

Testagem de Profissionais de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde, estará realizando a partir do dia 30 de setembro a testagem dos profissionais de saúde pelo método RT-PCR e a cada 21 dias um grupo desses profissionais serão submetidos a uma nova testagem, por meio de uma amostragem (20%) inseridos em banco de dados. Assim, teremos um aumento significativo no número de pacientes aguardando resultados nos Testes RT-PCR.

Média Móvel.

Foram registrados 33 casos no acumulado da última semana. Nesta semana, o acumulado por enquanto é de 49 casos. A média móvel de casos detectados por RT-PCR dos últimos sete dias está em 8,7.

Do total de casos, 246 foram registrados em setembro, o que equivale a 41% do registrado desde o início da pandemia. A média foi de 8,2 casos por dia. Este foi o mês com mais casos até agora, superando agosto, que teve registro de 176 casos. Em julho foram 85 casos, em junho 47 e m maio 44.

Também em setembro ocorreu o maior número de óbitos, três no total. O primeiro óbito foi registrado em agosto. Já o número de casos ativos caiu no decorrer do mês. Em 31 de agosto havia 65 pacientes ativos com a doença, já em 30 de setembro são 41.

Novos casos

Os novos casos foram registrados em duas pacientes do sexo feminino. Uma tem entre 40 e 59 anos e a outra tem mais de 60 anos. Uma está assintomática e uma apresenta sintomas da doença. Uma possui comorbidades.

As pacientes são moradoras do bairro Vomitamel e do distrito de Mutãs.

Desde o início da pandemia, 381 pacientes tiveram resultado positivo no exame PCR, 1.790 negativo e 359 ainda aguardam resultado de exames. Já os testes rápidos detectaram 225 positivos e 3.247 negativos. Nesta quinta-feira, 13 resultado de exames foram disponibilizados e 12 deram negativo. Já os testes rápidos, foram realizados em duas pessoas, uma testou negativo.

O pronto atendimento médico dedicado ao tratamento da Covid-19 já atendeu 3.192 pessoas com Síndromes Gripais. No local foram realizados 832 testes rápidos, 1.680 exames laboratoriais, 138 exames de Raio-X e 15 tomografias.

Desde o início da pandemia, 32 pacientes que procuraram atendimento ficaram internados, outros 14 ficaram internados no Hospital de Campanha.

O boletim informa sobre a sintomologia da doença. Entre os infectados pelo coronavírus em Guanambi, 165 são ou foram assintomáticos e outros 441 desenvolveram sintomas como febre, tosse, dor de garganta, dispneia e falta ou perda total do paladar e olfato.

São 96 pacientes com algum tipo de comorbidade, sendo 53,6%  do sexo masculino e 46,4% do sexo feminino.

Também foram divulgados dados sobre profissionais de saúde contaminados. Até o momento 85 trabalhadores desse setor contraíram o vírus, médicos (15) e técnicos de enfermagem (18) são os mais afetados.

Internados

Uma mulher de 50 anos está UTI de referência em Vitória da Conquista após a confirmação da doença e fazendo uso de oxigênio.

Um homem de 93 anos está internado no pronto atendimento com suspeita da doença e aguarda resultado do exame, fazendo uso de oxigênio e com quadro estável.

Uma paciente de 88 anos, do sexo feminino, foi internada pronto atendimento com suspeita da doença e aguarda resultado do exame, fazendo uso de oxigênio e com quadro estável.

 

Casos por bairros

48 Casos – Bairro Belo Horizonte

40 Casos – Bairro São Francisco

38 Casos –  Bairro Alto Caiçara 

31 casos – Bairro Paraíso – Centro  – Bairro Vomitamel 

24 Casos – Bairro Alvorada

22 Casos  – Bairro Bela Vista – Bairro Brasília

20 Casos   Bairro Santo Antônio

19 Casos  – Bairro Vila Nova

16 Casos  Bairro São Sebastião

15 Casos – Bairro Ipiranga

14 Casos – Bairro Beija Flor

13 Casos – Bairro Santa Catarina 

12 Casos  – Bairro Novo Horizonte 

11 Casos – Bairro BNH 

10 Casos  – Bairro Liberdade – Bairro Sandoval Moraes – Bairro Monte Azul – Bairro Residencial dos Pássaros

09 Casos  – Bairro Brindes – Bairro Leolina de Sá

08 Casos – Bairro Santo André

07 casos – Bairro Vasconcelos

06 Casos  – Bairro Residencial Gurungas – Bairro Residencial Massaranduba

05 casos – Bairro Araújo  – Bairro Monte Pascoal – Bairro Pôr do Sol – Bairro Morada Nova

04 Casos   – Bairro Aeroporto Velho – Bairro Ipanema – Bairro Jardim São João – Bairro Nova Esperança

03 Casos Bairro Alazão – Bairro Anita Cardoso – Bairro Boa Vista – Bairro Bom Jesus – Bairro Dr. José Humberto Nunes – Bairro Lagoinha  – Bairro Renascer – Bairro Santa Luzia  – Bairro Sítio do Vomitamel – Bairro Sol Nascente

02 casos – Bairro Beneval Boa Sorte  – Bairro Deus Dará – Bairro Loteamento Caiçara – Bairro Marabá

01 caso –   Bairro Candeal  – Bairro Floresta – Bairro Industrial – Bairro Loteamento Sandoval Moraes 2 – Bairro Nossa Senhora Aparecida – – Bairro São José – Bairro São Vicente

Zona Rural e Distritos

21 Zona Rural
03 Distrito de Morrinhos
08 Distrito de Mutãs
01 Distrito de Ceraíma

Nessas localidades, a secretaria de Saúde recomenda que as  medidas de distanciamento e práticas de higiene sejam redobradas.

Veja o mapa

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas