Mais uma pesquisa eleitoral de intenção de votos às eleições municipais foi divulgada neste sábado (3), em Vitória da Conquista. Assim como a pesquisa divulgada na última quinta-feira (1º) pelo jornal A Tarde, os resultados apontam para a reedição do segundo turno de 2016, com a diferença que o deputado estadual e ex-prefeito Zé Raimundo (PT) aparece na frente, desta vez fora da margem de erro.
O levantamento divulgado foi realizado pela Hoje Indata entre os dias 18 e 21 de setembro e ouviu 928 eleitores em entrevistas presenciais nos bairros, distritos e na zona rural do município.
Zé Raimundo tem a preferencia de 38,68% do eleitorado, contra 29,63% do atual prefeito Herzem Gusmão (MDB). Em terceiro lugar, com 6,46% das intenções de voto aparece o vereador David Salomão (PRTB). A quarta colocada é Maris Stela (Rede), com 2,04% da preferencia do eleitorado. Cabo Herling (PSL) e Professor Ferdinand têm 0,53% cada e Romilson Filho (PP) tem 0,43%.
Os que afirmaram estar ainda indecisos quanto ao voto somam 14%, 7,65% disseram que irão votar em branco ou anular. A margem de erro é de 3,19% mais o para menos, em um intervalo e confiança de 95%.
A pesquisa também mediu a rejeição dos candidatos. Cada entrevistado pode escolher um candidato em quem não votaria de jeito nenhum. Do total de entrevistados, 37,6% dos responderam que não rejeitam nenhum dos nomes apresentados. Outros 30,6% responderam não votar em nenhuma hipótese em Herzem Gusmão. O candidato Zé Raimundo foi rejeitado por 12,82% dos entrevistados e 11,74% rejeitam David Salomão.
Maris Stella é rejeitada por 2,80%, 2,37% rejeitam o Cabo Herling, 1,40% rejeitam Ferdinand Martins, Romilson filho é rejeitado por 1,47%. Todos os candidatos são rejeitados por 0,64% dos entrevistados.
A Tarde / Potencial Pesquisas
No levantamento executado pela Potencial Pesquisa e divulgado pelo Jorna A Tarde, Zé Raimundo tem 34% das intenções de votos e Herzem 29%. Os dois estão tecnicamente empatados, considerando a margem de erro da pesquisa que é de 4 pontos para mais ou para menos.
Na sequência aparece o vereador David Salomão, escolhido por 9% dos entrevistados. Dois candidatos aparecem empatados com 2% da preferencia do eleitorado, Maris Stella (Rede) e Cabo Herling (PSL). Romilson Filho do (PP) e Professor Ferdinand (PSOL) têm 1% cada segundo a pesquisa.
A pesquisa aponta um elevado percentual de candidatos ainda indecisos quanto ao voto, 16%, normal para o começo de uma campanha que ainda vai durar quase 45 dias, até 15 de novembro, quando acontecerá a votação do primeiro turno. Os que declararam votar branco ou nulo somam 8%.
A Potencial Pesquisa também realizou a pesquisa espontânea, quando não são divulgados os nomes dos concorrentes e o entrevistado escolhe aquele que pretende votar sem influência do entrevistador. Nestas circunstâncias, o candidato Zé Raimundo foi citado por 22% e Herzem apareceu logo em seguida, com 21%. David Salomão foi citado por 3% dos entrevistados, já os candidatos Cabo Herling, Maris Stella e Romilson foram lembrados por 1% dos entrevistados cada. O Professor Ferdinand não pontou.
Segundo análise do Jornal A Tarde, Zé Raimundo tem melhor desempenho entre os eleitores de menor renda, entre os mais jovens e entre as mulheres. Já Herzem aparece melhor colocado entre os eleitores com mais de 44 anos.
Rejeição
Quanto à rejeição, David Salomão e Herzem Gusmão estão com as maiores taxas. O primeiro não teria o voto de jeito nenhum de 51% dos eleitorados e o segundo de 48%. Cabo Herling tem 46% de rejeição, Romilson Filho e Professor Ferdinand 42 e Maris Stella 40%. Zé Raimundo não seria a opção em nenhuma hipótese para 39% dos entrevistados.
De acordo com os dados da pesquisa analisados pelo jornal A Tarde, o candidato petista é preferido pelos mais jovens, enquanto o emedebista é preferido pelo eleitorado de mais idade.
Leia também: Aprovação de Bolsonaro é de 32% em Vitória da Conquista