26.1 C
Guanambi
20.7 C
Vitória da Conquista
Home Destaques Pesquisas para prefeitura de Vitória da Conquista têm resultados semelhantes

Pesquisas para prefeitura de Vitória da Conquista têm resultados semelhantes

0
Pesquisas para prefeitura de Vitória da Conquista têm resultados semelhantes

Mais uma pesquisa eleitoral de intenção de votos às eleições municipais foi divulgada neste sábado (3), em Vitória da Conquista. Assim como a pesquisa divulgada na última quinta-feira (1º) pelo jornal A Tarde, os resultados apontam para a reedição do segundo turno de 2016, com a diferença que o deputado estadual e ex-prefeito Zé Raimundo (PT) aparece na frente, desta vez fora da margem de erro.

O levantamento divulgado foi realizado pela Hoje Indata entre os dias 18 e 21 de setembro e ouviu 928 eleitores em entrevistas presenciais nos bairros, distritos e na zona rural do município.

Zé Raimundo tem a preferencia de 38,68% do eleitorado, contra 29,63% do atual prefeito Herzem Gusmão (MDB). Em terceiro lugar, com 6,46% das intenções de voto aparece o vereador David Salomão (PRTB). A quarta colocada é Maris Stela (Rede), com 2,04% da preferencia do eleitorado. Cabo Herling (PSL) e Professor Ferdinand têm 0,53% cada e Romilson Filho (PP) tem 0,43%.

Duas pesquisas foram registradas e realizadas na segunda quinzena de setembro

Os que afirmaram estar ainda indecisos quanto ao voto somam 14%, 7,65% disseram que irão votar em branco ou anular.  A margem de erro é de 3,19% mais o para menos, em um intervalo e confiança de 95%.

A pesquisa também mediu a rejeição dos candidatos. Cada entrevistado pode escolher um candidato em quem não votaria de jeito nenhum. Do total de entrevistados, 37,6% dos responderam que não rejeitam nenhum dos nomes apresentados. Outros  30,6% responderam não votar em nenhuma hipótese em Herzem Gusmão. O candidato Zé Raimundo foi rejeitado por 12,82% dos entrevistados e 11,74% rejeitam David Salomão.

Maris Stella é rejeitada por  2,80%, 2,37% rejeitam o Cabo Herling, 1,40% rejeitam Ferdinand Martins,  Romilson filho é rejeitado por 1,47%. Todos os candidatos são rejeitados por 0,64% dos entrevistados.

A Tarde / Potencial Pesquisas

No levantamento executado pela Potencial Pesquisa e divulgado pelo Jorna A Tarde, Zé Raimundo tem 34% das intenções de votos e Herzem 29%. Os dois estão tecnicamente empatados, considerando a margem de erro da pesquisa que é de 4 pontos para mais ou para menos.

Na sequência aparece o vereador David Salomão, escolhido por 9% dos entrevistados. Dois candidatos aparecem empatados com 2% da preferencia do eleitorado, Maris Stella (Rede) e Cabo Herling (PSL). Romilson Filho do (PP) e Professor Ferdinand (PSOL) têm 1% cada segundo a pesquisa.

A pesquisa aponta um elevado percentual de candidatos ainda indecisos quanto ao voto, 16%, normal para o começo de uma campanha que ainda vai durar quase 45 dias, até 15 de novembro, quando acontecerá a votação do primeiro turno. Os que declararam votar branco ou nulo somam 8%.

A Potencial Pesquisa também realizou a pesquisa espontânea, quando não são divulgados os nomes dos concorrentes e o entrevistado escolhe aquele que pretende votar sem influência do entrevistador. Nestas circunstâncias, o candidato Zé Raimundo foi citado por 22% e Herzem apareceu logo em seguida, com 21%. David Salomão foi citado por 3% dos entrevistados, já os candidatos Cabo Herling, Maris Stella e Romilson foram lembrados por 1% dos entrevistados cada. O Professor Ferdinand não pontou.

Segundo análise do Jornal A Tarde, Zé Raimundo tem melhor desempenho entre os eleitores de menor renda, entre os mais jovens e entre as mulheres. Já Herzem aparece melhor colocado entre os eleitores com mais de 44 anos.

Rejeição

Quanto à rejeição, David Salomão e Herzem Gusmão estão com as maiores taxas. O primeiro não teria o voto de jeito nenhum de 51% dos eleitorados e o segundo de 48%. Cabo Herling tem 46% de rejeição, Romilson Filho e Professor Ferdinand 42 e Maris Stella 40%. Zé Raimundo não seria a opção em nenhuma hipótese para 39% dos entrevistados.

De acordo com os dados da pesquisa analisados pelo jornal A Tarde, o candidato petista é preferido pelos mais jovens, enquanto o emedebista é preferido pelo eleitorado de mais idade.

Leia também: Aprovação de Bolsonaro é de 32% em Vitória da Conquista

 

Deixe uma resposta