26.1 C
Guanambi
20.1 C
Vitória da Conquista

Temperatura máxima foi de 39,4ºC em Guanambi nesta quarta-feira

Mais Lidas

O calor vem se intensificando em Guanambi nas últimas semanas e atingiu seu ápice nesta quarta-feira (7), quando o termômetro da estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) marcou 39,4ºC.

A umidade relativa do ar também caiu bastante, atingindo o nível de 11%. A tendência é de temperaturas extremas pelo menos até sábado (10) e de pancadas de chuva isoladas no início da próxima semana. No entanto, o calor deve permanecer intenso pelo menos pelos próximos 15 dias.

A temperatura desta quarta-feira foi a quarta maior já registrada em Guanambi desde 2008, quando o Inmet iniciou a medição. A maior foi registrada no dia 13 de novembro de 2015, quando a estação marcou máxima de 40,6 ºC. A segunda maior foi registrada há quase um ano, em 21 de outubro de 2019, quando os termômetros marcaram 39,5ºC na cidade, mesma temperatura registrada em 21 de outubro de 2015.

Termômetro de rua marcou 46ºC na tarde desta quarta-feira (7), em Guanambi, na Bahia

Na Praça do Feijão, por volta das 14h, um termômetro com publicidade marcou 46ºC. Pessoas que passaram pelo local relataram que a visor chegou a marcar 48ºC. (entenda a diferença da temperatura dos termômetros de rua e da medição oficial)

Também fez bastante calor em outras cidades baianas. Em Ibotirama, no Vale São-franciscano, a máxima foi de 42,3ºC, a segunda maior já registrada no município em 12 anos de medição. Em Bom Jesus da Lapa os termômetros marcaram 41,1ºC. Já em Brumado a máxima foi de 37,1ºC e em Vitória da Conquista os termômetros atingiram 34,9ºC.

Chuvas

A meteorologia está prevendo a possibilidade de pancadas de chuvas a partir do próximo domingo (11) na região. No entanto, os volumes esperados são pequenos e podem ocorrer de forma isolada.

As chuvas mais expressivas devem ocorrer entre o final de outubro e início de novembro, podendo haver regularidade na precipitação a até o início de janeiro pelo menos. Guanambi está há 179 de com estiagem agrícola, período sem registro de chuvas significativas de pelo menos 10 mm.

Onda de Calor

Uma onda de calor atinge regiões de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Distrito Federal. O Inmet emitiu um alerta da categoria “Grande Perigo” e informou sobre a possibilidade de pessoas desenvolveram hipertermia, que pode levar a óbito.

Até o momento, a maior temperatura do país foi registrada em Nova Maringá, no Mato Grosso, e em Água Clara, no Mato Grosso do Sul. Nesta segunda-feira (5), os termômetros das estações meteorológicas do Inmet marcaram 44,6ºC nestes municípios.

Na terça-feira (6), o recorde foi do município de Coxim, também no Mato Grosso do Sul, onde a temperatura máxima foi de 44ºC. Água Clara teve o segundo maior registro, 43,6º  e a capital mato-grossense Cuiabá registrou 43ºC.

Além dos municípios de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, os registros mostram temperaturas maiores do que 41ºC em município de Goiás, São Paulo e Paraná. Nesta quarta-feira (7), vários municípios voltaram a registrar temperaturas extremas.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas