24.4 C
Guanambi
20.3 C
Vitória da Conquista

Extratos bancários de partidos serão publicados na internet, decide TSE

Mais Lidas

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que os extratos das contas bancárias dos partidos políticos serão divulgados na internet. A votação foi feita pelos ministros do tribunal, nesta terça-feira (20), e por unanimidade, foi concordado que os comprovantes serão colocados na internet com as prestações de contas que devem ser entregues à Justiça Eleitoral.

Os ministros alteraram a Resolução 23.604/2019, que trata das finanças e da contabilidade dos partidos. A regra foi incluída no Artigo 68. O dispositivo estabeleceu que o TSE deve publicar em sua página na internet as informações e documentos sobre as prestações de contas em tempo real.

Segundo o site Aratu On, a decisão foi motivada por pedido protocolado pela organização Transparência Brasil, que acredita que a medida é necessária para fiscalizar os gastos dos partidos:

“Aumentar a transparência das contas dos partidos significa criar incentivos para que a sociedade participe ativamente desse processo. Organizações da sociedade civil, imprensa e até mesmo filiados podem tornar-se agentes ativos de colaboração com os órgãos oficiais de controle”.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas