Anúncio

Juiz Eleitoral nega embargos e mantém indeferimento de candidatura de Valda do PT

Publicado por
Tiago Marques
Compartilhado
Anúncio

O juiz da 64ª Zona Eleitoral de Guanambi, Ronaldo Alves Neves Pinto, negou os Embargos de Declaração apresentados pela assessoria jurídica de Valda do PT, mantendo o indeferimento de sua candidatura à prefeitura de Guanambi.

Com a decisão desfavorável, a petista terá que recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) para continuar na disputa. O partido tem 10 dias após a data de indeferimento para substituir a candidata caso não obtenha êxito no recurso.

A defesa de Valda do PT argumentou que houve omissão na sentença proferida na última quarta-feira (21) e que a candidata está quite com suas obrigações de ordem eleitoral. Já o magistrado entendeu que a candidata não cumpre os requisitos, pois possui contas de campanha não prestadas, ficando impedida de se candidatar durante a legislatura iniciada em 2019 e que se findará em 2012.

Na decisão deste domingo, o juiz eleitoral sustentou seu entendimento e rejeitou os embargos, mantendo o indeferimento. Na avaliação do julgador, os autos do processo deixaram muito evidente que não houve prestação de contas no prazo e que a regularização foi extemporânea, atraindo a aplicação da inelegibilidade a Valda. (Veja a decisão)

Valda do PT

Valda foi candidata a deputada estadual pelo PPL na última eleição e obteve 23.034 votos, ficando na suplência em uma coligação que elegeu três candidatos. Na ocasião, segundo dados do sistema Divulgacand, Valda arrecadou R$76.920,00, maior parte oriunda da direção nacional do Partido Pátria Livre. Seus gastos foram de R$75.973,80 e não houve dívidas de campanha.

Em 2019, Valda deixou o PPL e se filiou ao PT, vencendo no mesmo ano a eleição para presidente do diretório municipal de Guanambi e se colocando como pré-candidata a prefeita.

O candidato a vice-prefeito em sua chapa, o médico Edson Luis Lelis Costa, o Dr. Luia, teve a sua candidatura deferida e está garantido no pleito.

Anúncio

Candidatos Deferidos

Também tiveram seus pedidos deferidos os candidatos a prefeito Jairo Magalhães (PSD) e Nilo Coelho (DEM), além de seus respectivos vices, Vandilson Medeiros (PSD) e Nal Azevedo (DEM).

Dos 148 candidatos a vereador, apenas um ainda não teve o registro julgado, Trata-se de Maria José Domingues de Melo (PCdoB). Ela teve o nome incluso após a data de registro como forma da sigla cumprir o percentual mínimo de 30% de candidatas do sexo feminino.

Veja a sentença que indeferiu a candidatura de Valda.

Anúncio
Anúncio

Esta postagem foi publicada em 26 de outubro de 2020 06:25

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Anúncio
Publicado por
Tiago Marques

Notícias recentes

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024

Prefeitura de Caetité divulgou atrações principais da Festa de Sant’Anna 2024

Nesta semana, foram divulgadas as atrações principais das Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. O…

26 de abril de 2024

Acelen abriu oportunidades de emprego na Bahia e São Paulo

A empresa do setor energético Acelen, com mais de 1.200 colaboradores distribuídos entre o estado…

26 de abril de 2024

Magazine Luiza abriu novas vagas de emprego em Feira de Santana, Guanambi, Salvador e outras cidades da Bahia

Novas vagas de emprego foram abertas pelo Magazine Luiza, rede varejista presente em todas as…

26 de abril de 2024

Revenda BYD na Bahia abriu várias vagas de emprego

A BYD Mandarim, primeira revenda da montadora chinesa na Bahia, pertencente ao Grupo Indiana, abriu…

26 de abril de 2024
Anúncio