28.4 C
Guanambi
22.2 C
Vitória da Conquista

Pesquisas eleitorais são registradas em Brumado e Caetité

Mais Lidas

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu pedidos de registros de pesquisas eleitorais realizadas em Brumado e em Caetité. Os levantamentos precisam do efetivo registro para que possam ser divulgados. Partidos políticos podem apresentar pedido de impugnação caso descordem da metodologia usada, o juiz responsável por cada Zona Eleitoral analisa as alegações e decide se a pesquisa pode ou não ser divulgada.

Em Brumado, a primeira pesquisa eleitoral destas eleições deve ser divulgada nesta quinta-feira (29). O levantamento foi realizado pela Opinião Pesquisa e Assessoria Ltda, a pedido do site Brumado Urgente. Segundo o registro no TSE, foram entrevistadas 400 pessoas, nos dias 17 e 18 de outubro.

Os entrevistados foram submetidos a três perguntas. A primeira avalia a intenção de voto de forma espontânea, quando não são apresentados os candidatos. Já a segunda pergunta apresenta os nomes dos candidatos para o entrevistado escolher. Por fim, a terceira pergunta questiona o eleitor em quais candidatos ele não votaria de maneira nenhuma.

Quatro candidatos disputam a prefeitura de Brumado. Eduardo Vasconcellos (PSB) é candidato a reeleição. Fabrício Abrantes (DEM), Dr. Geraldo Azevedo (PP) e Toe Gentil (PSDB) tentam impedir mais um mandato do atual prefeito.

Já em Caetité, duas pesquisas foram registradas. A primeira, realizada pela empresa Fernandes Consultoria a pedido da Rádio Alvorada Ltda, de Guanambi, ouviu cerca de 600 eleitores entre os dias 24 e 26 de outubro. A divulgação está prevista para ocorrer no próximo domingo (1º). Os entrevistados foram submetidos a duas perguntas. A primeira questiona o eleitor sobre sua intensão de voto de forma estimulado, já a segunda questiona quem o eleitor acha que irá vencer a disputa.

A segunda pesquisa, realizada pela Sudoeste Comunicação e Pesquisas, de Brumado, começou a aplicar os questionários nesta terça-feira (27) e deve concluir as 600 entrevistas nesta quinta-feira (28). O resultado poderá ser divulgado na próxima segunda-feira (2). Foram aplicadas três questões. A primeira avalia a intenção de voto de forma estimulada, enquanto a segunda avalia a rejeição dos candidatos. Por fim, a terceira questão avalia a gestão do atual prefeito Aldo Gondim (PSD).

Três candidatos tentam impedir a reeleição de Aldo. Éder David (DEM), Valtécio Aguiar (PDT) e Wanderson Pimenta (PSOL) se apresentam como opções à continuidade do atual governo. (veja mais sobre os candidatos)

Vitória da Conquista

Uma nova pesquisa eleitoral foi realizada em Vitória da Conquista entre sábado (24) e terça-feira (27). O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e poderá ser divulgado nesta sexta-feira (30).

A pesquisa foi realizada pela Eleva Tecnologia e Comunicação Ltda, empresa sediada em Salvador. A própria empresa é responsável por demandar o levantamento, ou seja, não houve partidos políticos ou veículos de imprensa que solicitaram o serviço.

Segundo as informações de registro no TSE, foram entrevistados 600 eleitores residentes no município, de forma presencial, no domicílio do próprio entrevistado, perfazendo um erro da ordem de 4%. Foram ouvidos eleitores da cidade, dos distritos e da zona rural. O objetivo principal da pesquisa é captar o quadro político-eleitoral no município.

O questionário teve cinco perguntas direcionadas ao entrevistado. A primeira foi sobre a avaliação da atual administração municipal. A segundo pergunta foi sobre a intenção de voto de forma espontânea, quando não são apresentados os nomes do candidato, enquanto na terceira pergunta houve a apresentação dos nomes dos sete candidatos (pesquisa estimulada). A quarta questão foi sobre a rejeição aos candidatos e a quinta e última sobre que o eleitor acredita que irá vencer a disputa.

A Eleva Comunicação registrou pesquisas realizadas em quatro municípios. Em Ibirataia e em Catu, os resultados já foram registrados. Além da pesquisa que deve ser divulgada em Vitória da Conquista na próxima sexta-feira, o instituto também registrou pesquisa em Itabuna, com divulgação prevista para este sábado (31).

Até o momento, duas pesquisas foram divulgadas em Vitória da Conquista. Ambas foram realizadas no mês de setembro, ainda no período pré-campanha. Na ocasião, Zé Raimundo (PT) apareceu ligeiramente a frente no levantamento encomendado pelo Jornal A Tarde, empatado tecnicamente com o atual prefeito Herzem Gusmão (MDB). Já no levantamento realizado e divulgado pela Hoje InData, a vantagem do petista foi um pouco maior, fora da margem de erro.

Sete candidatos disputam o cargo de prefeito de Vitória da Conquista. O município tem 231.176 eleitores aptos a votar no próximo dia 15 de novembro. Caso o candidato mais votado obtenham menos de 50% dos votos válidos, o eleitorado voltará às urnas no dia 29 para o segundo turno.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas