Foto: Tiago Marques / Agência Sertão

Enquanto o ciclone subtropical perdia força no decorrer desta semana, novas condições climáticas aumentam a possibilidade de formação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e chuva em várias regiões do país, atingindo inclusive áreas do Norte de Minas, Sul, Centro-Sul e Oeste da Bahia.

A partir deste sábado (31), uma área de baixa pressão sobre o oceano, na altura dos estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro, deverá reforçar o alinhamento do fluxo umidade entre a região norte e o sudeste do país. Com isso, haverá o deslocamento do canal de umidade, para mais ao norte de sua posição inicial, fazendo a chuva avançar ao norte da região Sudeste, podendo ocorrer fortes temporais também em cidades baianas.

Nesta sexta-feira (30) e sábado pode chover em algumas áreas das regiões de Guanambi e Vitória da Conquista. As chuvas mais intensas são esperadas a partir deste domingo (1º), quando está previsto chuva de até 30 mm na primeira e 60 mm na segunda. As temperaturas também devem cair nestas regiões, voltando a registrar mínimas abaixo de 20ºC.

Os acumulados de precipitação poderão passar de 100 mm em alguns municípios nos próximos 10 dias. Na atualização mais recente dos modelos meteorológicos, em Guanambi e em Vitória da Conquista, o acumulado previsto varia de 65 a 85 mm, já em Caetité de 80 a 100mm. Para Brumado são esperados de 90 a 130mm e em Livramento de Nossa Senhora o acumulado pode passar dos 150mm.

O tempo deve seguir chuvoso nessas localidades até o fim da primeira semana de novembro. Depois, as chuvas tendem a ficar escassas e deve voltar a chover antes do fim do mês. Para dezembro e janeiro estão sendo esperadas chuvas regulares, com possibilidade de ocorreram acima da média devido a intensificação do La Ninã, fenômeno que deve favorecer o aumento das chuvas em parte da região Nordeste.

O acumulado de chuva em outubro em Guanambi é de 70 mm. No último dia 11, choveu cerca de 50 mm durante um temporal com raios, trovões e até granizo. Já em Vitória da Conquista, o acumulado do mês até agora está próximo a 100mm, com maior registro nesta segunda-feira (26), 47,6 mm segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui