22.5 C
Guanambi
17.5 C
Vitória da Conquista

Enxurrada abre valas em rua de Caetité

Mais Lidas

Um temporal foi registrado na cidade de Caetité na tarde deste sábado (31). A chuva começou por volta das 14h e continuou no decorrer da tarde, causando alguns transtornos em algumas localidades.

A situação mais crítica foi constatada na rua Coração de Maria, no bairro Ovídio Teixeira. Moradores flagraram a enxurrada tomando conta da rua, abrindo valas e deixando a via completamente intransitável.

Em um vídeo gravado por moradores é possível ver a água descendo com força da parte pavimentada da rua íngreme, varrendo a terra na parte não pavimentada, deixando exposta as tubulações de água e esgoto.

Segundo um morador, o problema na rua é frequente, pois não foi feita a rede de drenagem após sua abertura e que os danos causados pela enxurrada deixa os moradores  do trecho praticamente sem acesso às suas casas.

A enxurrada também foi forte em ruas do centro da cidade. Caetité não tem pluviômetros oficias para medição de chuva. Segundo informações da prefeitura. equipes estão avaliando os estragos para iniciar os reparos necessários.

A chuva também causou transtornos em Vitória da Conquista. Carros foram arrastados pela enxurrada em vias centrais da cidade.

Tempo permanece chuvoso durante a próxima semana

Uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) está sendo formada e causando chuva em várias regiões do país, atingindo inclusive áreas do Norte de Minas, Sul, Centro-Sul e Oeste da Bahia.

Neste sábado, uma área de baixa pressão sobre o oceano ganhou força, na altura dos estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro, e está reforçando o alinhamento do fluxo umidade entre a região norte e o sudeste do país. Com isso, haverá o deslocamento do canal de umidade, para mais ao norte de sua posição inicial, fazendo a chuva avançar ao norte da região Sudeste, podendo ocorrer fortes temporais também em cidades baianas.

Em algumas áreas das regiões de Guanambi e Vitória da Conquista já foram registradas chuvas nesta sexta-feira (30) e sábado. As chuvas mais intensas são esperadas a partir deste domingo (1º), quando está previsto chuva de até 30 mm na primeira e 60 mm na segunda. As temperaturas também devem cair nestas regiões, voltando a registrar mínimas abaixo de 20ºC.

Os acumulados de precipitação poderão passar de 100 mm em alguns municípios nos próximos 10 dias. Na atualização mais recente dos modelos meteorológicos, em Guanambi e em Vitória da Conquista, o acumulado previsto varia de 65 a 85 mm, já em Caetité de 80 a 100mm. Para Brumado são esperados de 90 a 130mm e em Livramento de Nossa Senhora o acumulado pode passar dos 150mm.

O tempo deve seguir chuvoso nessas localidades até o fim da primeira semana de novembro. Depois, as chuvas tendem a ficar escassas e deve voltar a chover antes do fim do mês. Para dezembro e janeiro estão sendo esperadas chuvas regulares, com possibilidade de ocorreram acima da média devido a intensificação do La Ninã, fenômeno que deve favorecer o aumento das chuvas em parte da região Nordeste.

O acumulado de chuva em outubro em Guanambi é de 70 mm. No último dia 11, choveu cerca de 50 mm durante um temporal com raios, trovões e até granizo. Já em Vitória da Conquista, o acumulado do mês até agora está próximo a 100mm, com maior registro nesta segunda-feira (26), 47,6 mm segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

 

 

Notícias Relacionadas

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta

Últimas