23.8 C
Guanambi
17.6 C
Vitória da Conquista

Água da chuva arrasta veículos em Vitória da Conquista, motoboy também foi arrastado

Mais Lidas

Choveu forte em Vitória da Conquista na noite deste sábado (31). O sistema de drenagem urbana não deu conta de escoar a água e grandes enxurradas foram formadas, arrastando veículos em vias da região central da cidade.

Um motoboy também foi arrastado pela força da água, o fato ocorreu na Avenida São Geraldo. Um vídeo publicado pelo blog do Anderson mostra o momento em que ele tentava retirar a moto do meio da água, mas acaba vencido pela força da correnteza formada na via, perde o equilíbrio e cai, sendo arrasta por alguns metrosr.

Os pontos mais críticos de alagamentos ocorreram na Rua Ascendino Melo e nas praças Gerson Sales  e Vítor Brito, está última passou pelo mesmo problema no início da semana. Motoristas passaram por momentos de apreensão quando alguns veículos começaram a ser arrastados pela força da água.

Segundo o Blog do Sena, carros caíram em crateras que se formaram no meio de uma rua no bairro Panorama, onde a Prefeitura realizou um patrolamento recente. Outras vias também ficaram intransitáveis, como a recém qualificada Olívia Flores. Unidades do 7º Grupamento de Bombeiros Militar foram acionados atender ocorrências de dificuldades e incidentes provocados pelo temporal.

Choveu quase 40 mm em algumas regiões da cidade. O pluviômetro do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), instalado no Lomantão, registrou acumulado de 39 mm. Entre 19h20 e 19h50 foi registrada precipitação de 30 mm no local. No bairro Recreio a precipitação foi de 33 mm, enquanto que no Centro e no Patagônia foram registrados 26 mm.

Já o pluviômetro da estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), localizada no campus da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) registrou 29,2 mm entre aos 19h e as 23h59.

Choveu bastante também em Brumado, onde o acumulado passou de 50 mm. A chuva também causou transtornos em Caetité, onde uma rua não pavimentada ficou totalmente destruída pela força da água.

Tempo permanece chuvoso durante a próxima semana

Uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) está sendo formada e causando chuva em várias regiões do país, atingindo inclusive áreas do Norte de Minas, Sul, Centro-Sul e Oeste da Bahia.

Neste sábado, uma área de baixa pressão sobre o oceano ganhou força, na altura dos estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro, e está reforçando o alinhamento do fluxo umidade entre a região norte e o sudeste do país. Com isso, haverá o deslocamento do canal de umidade, para mais ao norte de sua posição inicial, fazendo a chuva avançar ao norte da região Sudeste, podendo ocorrer fortes temporais também em cidades baianas.

Em algumas áreas das regiões de Guanambi e Vitória da Conquista já foram registradas chuvas nesta sexta-feira (30) e sábado. As chuvas mais intensas são esperadas a partir deste domingo (1º). As temperaturas também devem cair nestas regiões, voltando a registrar mínimas abaixo de 20ºC.

Os acumulados de precipitação poderão passar de 100 mm em alguns municípios nos próximos 10 dias. Na atualização mais recente dos modelos meteorológicos, em Guanambi e em Vitória da Conquista, o acumulado previsto varia de 65 a 85 mm, já em Caetité de 80 a 100mm. Para Brumado são esperados de 90 a 130mm e em Livramento de Nossa Senhora o acumulado pode passar dos 150mm.

O tempo deve seguir chuvoso nessas localidades até o fim da primeira semana de novembro. Depois, as chuvas tendem a ficar escassas e deve voltar a chover antes do fim do mês. Para dezembro e janeiro estão sendo esperadas chuvas regulares, com possibilidade de ocorreram acima da média devido a intensificação do La Ninã, fenômeno que deve favorecer o aumento das chuvas em parte da região Nordeste.

O acumulado de chuva em outubro em Guanambi é de 70 mm. No último dia 11, choveu cerca de 50 mm durante um temporal com raios, trovões e até granizo. Já em Vitória da Conquista, o acumulado do mês até agora está próximo a 100mm, com maior registro nesta segunda-feira (26), 47,6 mm segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

 

 

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas