23.2 C
Guanambi
20.1 C
Vitória da Conquista

Justiça eleitoral proíbe divulgação de mais uma pesquisa em Caetité

Mais Lidas

Mais uma pesquisa eleitoral teve sua divulgação proibida pela Justiça Eleitoral, com isso, as duas pesquisas realizadas na cidade não poderão ter seus números tornados públicos. Desta vez, a pesquisa impugnada foi da Sudoeste Comunicação, empresa sediada em Brumado.

O pedido de impugnação partiu da “Coligação Juntos no Caminho Certo”, do atual prefeito Aldo Gondim (PSB), candidato à reeleição.  A coligação “A Força do Povo”, do candidato Vatércio Aguiar (PDT), também representou contra a divulgação da pesquisa, pedido que ainda será julgado. Já Éder David (DEM), que também entrou com impugnação contra outra pesquisa, não demonstrou interesse na impugnação deste resultado. (veja também: quatro candidatos disputam a prefeitura de Caetité)

Na decisão do juiz José Eduardo das Neves Brito, da 63ª Zona Eleitoral de Caetité, foram acatados os argumentos apresentados pela coligação que deseja ver a proibição da pesquisa. Assim como a pesquisa da Fernandes Consultoria, encomendada pela Rádio Alvorada Ltda, irregularidades no plano amostral foram os motivos da impugnação.

O magistrado entendeu que houve limitação quanto aos bairros e áreas localizadas na zona rural e que a soma total dos entrevistados não bate com o cálculo final, uma vez que a soma total dos entrevistados é de 600 (seiscentas) pessoas e que o total do cálculo da pesquisa é de 598 (quinhentas e noventa e oito) pessoas. Também foi constatada à ausência de ponderação relativas ao sexo, faixa etária e escolaridade dos pesquisados. (veja a decisão)

Esta foi a oitava pesquisa da Sudoeste Comunicação e Pesquisas questionada na Justiça Eleitoral e a quarta proibida de ser divulgada. Além de Caetité, Pindaí, Barra do Choça e Livramento de Nossa Senhora tiveram pesquisas com divulgação suspensa. Em Livramento, a empresa foi condenada a empresa a pagar multa no valor de R$79.807,50.

Já em Uruçuca e Igaporã, os resultados das pesquisas aplicadas pela empresa foram contestadas mas os argumentos não foram acatados pela Justiça Eleitoral. Há ainda representações contra a empresa formuladas em Mortugaba e Seabra, no entanto, ainda não há decisão sobre os pedidos de impugnação.

 

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas