31.4 C
Guanambi
27.9 C
Vitória da Conquista

Chuva trouxe frio de volta a Vitória da Conquista

Mais Lidas

A feriado de Finados começou chuvoso em Vitória da Conquista e as temperaturas despencaram nas primeiras horas do dia, chegando próximas a 15ºC. Desde as 5h até meio dia, a média registrada nos pluviômetros oficiais do Cemaden e do Inmet é de 18 mm.

A previsão é que o tempo continue instável na cidade ao longo do feriado, devendo as condições de chuvas persistir pelo menos até a próxima sexta-feira (6). As temperaturas também continuara amenas nos próximos dias, com mínimas podendo cair novamente ao mesmo patamar desta segunda-feira (2).

Nas últimas 72 horas, o acumulado de chuva em Vitória da Conquista é de cerca de 50 mm em média. O maior temporal foi registrado na noite de sábado (31), quando foi foram formadas enxurradas que resultaram em carros arrastados em vias do Centro. Em menos de meia hora, choveu cerca de 30 mm em algumas localidades.

O Inmet, por meio do Centro Virtual de para Avisos de Eventos Meteorológicos Extremos na América Latina (Alerter-AS), reclassificou o alerta de chuvas intensas, na categoria “Perigo” (cor laranja), para a categoria “Perigo Potencial” (cor amarela), para toda a metade Sul da Bahia. Outro alerta foi emitido na categoria “Perigo” para a metade norte do Estado, incluindo a região da capital Salvador, além de regiões do Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Sergipe.

A chuva é causada pela formação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul, em atividade desde o fim de semana. este sábado (31), uma área de baixa pressão sobre o oceano ganha força na altura dos estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro, e está reforçando o alinhamento do fluxo umidade entre a região norte e o sudeste do país.

Conforme a previsto, o deslocamento do canal de umidade foi formado mais ao norte de sua posição inicial, fazendo a chuva avançar ao norte da região Sudeste, favorecendo a formação de temporais temporais também em cidades baianas.

Neste domingo choveu bastante em várias regiões do país. A maior precipitação foi registrada em Teresópolis, no Rio de Janeiro, 94 mm. Em Minas Gerais houve temporais em Teófilo Otoni, 86,6 mm, Pirapora, 75,6 mm. Diamantina, 72,6 mm e Itamarandiba, 64,2 mm. No sábado, em Macaé, no litoral norte do Rio, o acumulado foi de 142 mm e em Campos dos Goytacazes 112 mm.

Na Bahia, o local com maior volume de chuva registrada pelo Inmet foi Piatã, na Chapada Diamantina, com 46,8 mm. Já o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) registrou grandes volumes em Itabuna, no Sul do Estado e em Nova Viçosa, no Extremo Sul. Na primeira foram registrados 92,5 mm e na segunda 81,5 mm.

Em algumas áreas das regiões de Guanambi e Vitória da Conquista já foram registradas chuvas nesta sexta-feira (30) e sábado. Para essa segunda-feira, são esperados chuvas significativas nestas localidades. As temperaturas também está caindo voltando a registrar mínimas abaixo de 20ºC.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas