24.4 C
Guanambi
20.3 C
Vitória da Conquista

Nova pesquisa eleitoral está sendo realizada em Guanambi

Mais Lidas

Mais uma pesquisa eleitoral está sendo realizada para aferir a intenção de voto do eleitorado em Guanambi. Desde quarta-feira (4) até domingo (8), 404 eleitores serão ouvidos pelos entrevistadores da Dataqualy Pesquisa de Mercado e Opinião.

O levantamento foi encomendado pelo site Política Livre, pelo valor de R$ 10 mil. O resultado está previsto para ser divulgado na próxima terça-feira (10).

Serão ouvidos eleitores de todos os bairros, distritos e de comunidades rurais do município. Os entrevistados são escolhidos aleatoriamente, considerando critérios de idade, gênero,  grau de instrução e nível econômico do entrevistado. A pesquisa terá margem de erro de 5 pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa vai avaliar a intenção de voto dos entrevistados de forma espontânea, quando não são apresentados os nomes do candidato e de forma estimulada, quando as opções são apresentadas em um disco. Também será perguntado em que o entrevistado não votaria de jeito nenhum e quem ele acha que vai ganhar a eleição. Por fim, ainda será avaliada a aprovação do atual prefeito Jairo Magalhães (PSD) e e o eleitor aprova ou desaprova a forma que ele vem administrando o município.

Três candidatos concorrem ao cargo de prefeito de Guanambi. Jairo Magalhães (PSD) é candidato à reeleição e disputa com o ex-governador e ex-prefeito Nilo Coelho (DEM) e com a candidata Valda do PT, que ainda aguarda recurso no Tribunal Regional Eleitoral para reverter a decisão que indeferiu sua candidatura por ausência de prestação de contas de campanha.

Desde o início da eleição, apenas uma pesquisa foi registrada e publicada em Guanambi. Em 6 de outubro, o levantamento da  P&A Pesquisa e Análise, apontou que Nilo Coelho tem 49,1% das intenções de voto, contra 24,8% do atual prefeito Jairo Magalhães e 3% de Valda do PT. Os que pretendem votar em branco ou nulo somam 4,5%, enquanto 18,6% ainda não havia decidido o voto.

A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 16 de setembro, quando os partidos ainda faziam suas convenções. Mesmo assim, houve registro junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que autorizou a divulgação.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas